Samsung anuncia Jay Y. Lee, preso por corrupção, como novo Presidente Executivo

Rodrigo Mozelli27/10/2022 01h48, atualizada em 27/10/2022 04h17
Samsung
Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A diretoria da Samsung anunciou nesta quarta-feira (26) Jay Y. Lee como seu novo Presidente Executivo. O anúncio acontece apenas dois meses após o novo diretor ter obtido perdão presidencial depois de ter participado do escândalo de corrupção que “abalou” a Coreia do Sul há alguns anos.

Em comunicado, os diretores da gigante sul-coreana indicaram que a definição se deu devido à “atual incerteza no desenvolvimento global dos negócios e à necessidade de pressão por maior responsabilidade e estabilidade dos negócios”.

Leia mais:

Lee já foi Vice-Presidente da Samsung e vinha atuando como Líder De Facto da companhia desde que seu pai, Lee Kun-Hee, sofreu ataque cardíaco, em 2014. O novo Presidente Executivo da sul-coreana foi condenado a 12 anos de prisão após ter sido preso por suborno em 2017, como parte do escândalo de corrupção no país asiático e que levou ao impeachment do então presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Lee obteve liberdade condicional em agosto do ano passado, enquanto o perdão concedido pelo atual presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, foi visto como “grande movimento” para que ele assumisse o controle da Samsung.

O novo Presidente Executivo sempre negou as acusações durante o julgamento. Suas condenações o impediam de trabalhar por cinco anos e de viajar para fora do país.

Com informações de CNET

Histórico: Apple cede em relação a seus iPhones

Apple definiu que também irá aderir ao cabo USB-C em iPhones. A decisão vem logo após a União Europeia definir que o cabo do tipo USB-C deve ser padrão a partir de 2024.

Leia a reportagem completa aqui.

Imagem destacada: JHVEPhoto/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.