Meta confirma que novo Quest VR chega para consumidores em 2023

Novo modelo Quest VR será lançado em 2023 e deve custar muito mais barato do que o recém-lançado Quest Pro
Por Rodrigo Mozelli, editado por Nick Ellis 27/10/2022 02h21, atualizada em 27/10/2022 12h38
Meta Quest
Primeiro modelo do Meta Quest (Imagem: Divulgação/Meta)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns dias após lançar o caríssimo Quest Pro, a Meta anunciou, em comunicado à imprensa, que pretende apresentar em 2023 a próxima versão para consumidores finais do Quest VR. A versão mais recente do gadget é o Quest 2, lançado em 2020.

O comunicado apresentou os resultados financeiros da companhia de Mark Zuckerberg no terceiro trimestre deste ano. Segundo o CFO da empresa, David Wehner, os custos de hardware da Reality Labs, subdivisão da Meta responsável pelos gadgets virtuais, irão aumentar nos próximos meses, “impulsionado pelo lançamento de nossa próxima geração do headset Quest para consumidores no final do próximo ano”.

Leia mais:

Diferenças entre o Meta Quest e o Meta Quest Pro

A diferença básica entre os dois últimos VRs lançados pela empresa – o Meta Quest e o Meta Quest Pro – é que a versão de 2022 é voltada a usuários empresariais, enquanto a de 2020 é focada no consumidor final. Assim, os dois produtos terão preços e posicionamentos bem diferentes.

O Meta Quest 2, inclusive, tem bons números, o que mostra que o gadget é bem popular. De acordo com o IDC, a Meta controlou 90 do mercado de VRs no primeiro trimestre de 2022. A empresa chegou, inclusive, a aumentar o preço do Quest 2, mas sem efetuar nenhuma melhoria de hardware.

Expansão do metaverso

O documento indicou ainda que Mark Zuckerberg segue firme com os planos do metaverso. A Meta indicou que vai aumentar seus investimentos na tecnologia em 2023. “Prevemos que as perdas operacionais do Reality Labs em 2023 crescerão significativamente ano a ano”, disse Wehner.

“Além de 2023, esperamos acelerar os investimentos do Reality Labs para que possamos atingir nossa meta de aumentar a receita operacional geral da empresa no longo prazo”, completou.

Queda na receita da Meta

No geral, a Meta informou que sua receita caiu 4% ano após ano, indo para US$ 27,7 bilhões, enquanto o lucro por ação caiu 49%, para US$ 1,64 por papel. Já o número de usuários ativos diários nos produtos e softwares Meta aumentou 4%.

Via ZDNET

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.