Hoje em dia, é muito comum vermos lançamentos espaciais automatizados, seguidos de pousos tranquilos em solo ou no oceano. As tecnologias agora estão mais avançadas, fornecendo mais segurança em todos os momentos de voos cada vez mais esplêndidos, que são transmitidos ao vivo para todo o mundo.
Mas, a história da exploração espacial não é feita só de glórias e sucesso. Desde os mais remotos testes e primeiros voos, nossos bravos astronautas já encararam enormes desafios e riscos nunca antes enfrentados.

Muitos desses profissionais perderam suas vidas para que hoje pudéssemos alcançar esse nível de excelência e segurança em nossas missões espaciais.
O Olhar Espacial desta sexta-feira (28) é uma homenagem a esses heróis que superaram seus medos e todas as adversidades imagináveis para expandir as fronteiras da humanidade em direção ao espaço.
Para relembrar os mais marcantes acidentes e incidentes da história da exploração espacial, que ajudaram a buscar as formas mais seguras e eficientes de ultrapassarmos a fronteira final, o programa vai receber o astrônomo amador e divulgador científico Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e fundador do canal Mistérios do Espaço, que conta com mais de 600 mil inscritos e quase 50 milhões de visualizações no Youtube.
Leia mais:
- Colisão no espaço: satélite chinês é atingido por pedaço de foguete russo
- Foguete teste ‘Starhopper’ da SpaceX pega fogo após problema no motor
- Foguete da SpaceX explode durante teste de solo; veja
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!