Meta registra queda de US$ 700 bilhões em valor de mercado

A big tech atualmente tem valor de "apenas" US$ 268 bilhões
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 28/10/2022 16h45, atualizada em 28/10/2022 16h48
shutterstock_2202576625-1-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Alguns dias após registrar queda nas ações junto de outras bigtechs, a Meta também divulgou seu patrimônio líquido, que caiu drasticamente. Na última quinta-feira (28), a controladora do Facebook teve uma redução no valor de mercado de US$ 700 bilhões.

Em setembro de 2021, a Meta tinha o seu valor de mercado avaliado em US$ 1 trilhão, porém com a queda das ações e redução de lucros, a empresa registrou cerca de US$ 268 bilhões de valuation.

Leia mais:

(Imagem: askarim/ Shutterstock)

Segundo informações da CBS News, as principais razões para essa queda nas ações, redução de lucros e consequentemente a perda drástica na avaliação de mercado se devem a três pontos cruciais: Crescimento lento do Facebook, publicidade em baixa e falta de retorno financeiro no Metaverso.

Crescimento lento do Facebook

Nos últimos anos, a rede social vem apresentando crescimento bastante lento comparado ao histórico da empresa. Em fevereiro de 2022, o Facebook registrou cerca de 1,9 bilhão de usuários, o que representa uma queda de 500 mil contas ativas globalmente em relação ao trimestre anterior. Essa foi a primeira vez desde o lançamento da rede social – em 2004 – que o número de usuários encolheu.

Publicidade fraca

A publicidade é um ponto essencial para geração de receita do Facebook, Instagram e WhatsApp, e sabendo disso é possível atribuir a queda das ações e valor de mercado da Meta a baixa receita alcançada com publicidade pela empresa.

No último trimestre, sua receita por publicidade registrou uma queda de vendas em 3,7%.

Outro ponto que afeta diretamente a queda de receitas da Meta são as mudanças de privacidade pela Apple em seus dispositivos. Com o Apple Tracking Transparency, a fabricante do iPhone prejudicou empresas como a Meta e Snapchat em segmentar e medir seus anúncios dentro do sistema operacional iOS. Com a estratégia, a Apple passou a cobrar dos desenvolvedores de aplicativos para que os mesmos sejam promovidos na App Store.

Investimento sem retorno no Metaverso

Zuckerberg passou a investir com força no metaverso para tornar a Meta uma das grandes empresas de realidade virtual. Nos primeiros nove meses do ano, a Meta perdeu US$ 9,4 bilhões na sua unidade metaverse.

De acordo com o Wall Street Journal, o espaço virtual da Meta, o Horizon Worlds, reduziu sua meta de usuários de 500.000 para 280.000, tendo em vista que a plataforma conta com menos de 200.000 usuários ativos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.