Dezenas de asteroides próximos da Terra e com potencial perigo detectados por telescópio “moribundo”

A NASA classifica qualquer asteroide que esteja a uma distância inferior a 1,3 unidades astronômicas (UA), ou 1,3 vezes a distância entre o sol e a Terra, como potencialmente perigoso
Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 31/10/2022 13h31, atualizada em 01/11/2022 14h19
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O lendário telescópio Arecibo enviou um alerta para a presença de um grande número de asteroides potencialmente perigosos em seus últimos dias de vida. Os registros ocorreram entre 2017 e 2019, nos últimos momentos de vida do observatório, que colapsou em 2020.

A informação foi revelada em um estudo publicado recentemente no periódico Planetary Science Journal. De acordo com o artigo, o Arecibo observou 191 asteroides próximos da Terra, 70 dos quais podem ser “potencialmente perigosos”.

A NASA classifica qualquer asteroide que esteja a uma distância inferior a 1,3 unidades astronômicas (UA), ou 1,3 vezes a distância entre o sol e a Terra, como potencialmente perigoso. Existem mais de 29.000 asteroides próximos da Terra conhecidos e cerca de 2.270 asteroides conhecidos potencialmente perigosos.

A antena do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico

Asteroides próximos detectados 

Apesar disso, quase nenhum deles tem diâmetro suficiente para sobreviverem à entrada na atmosfera terrestre. Além disso, as chances de colisão de qualquer um deles com a Terra são consideradas extremamente remotas. “Acredito que não há nenhum objeto conhecido que definitivamente nos atingirá em 1.000 anos”, disse Thomas Burbine, astrônomo do Mount Holyoke College, à Newsweek . “Mas estamos descobrindo novos objetos o tempo todo”.

Leia mais:

 O Observatório de Arecibo foi inaugurado em 1963 e demolido em 2020 após ter tido sua estrutura comprometida pela passagem de furacões. Ele foi o maior telescópio de abertura única do mundo até 2016, quando o FAST, na China, entrou em operação. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.