A missão Artemis 1 para a Lua já tem dia para acontecer: 14 de novembro. A data foi confirmada pela NASA em anúncio nesta quinta-feira (3). Na verdade, originalmente o lançamento deveria ter ocorrido em agosto, no entanto, diversos fatores causaram pelo menos três adiamentos diretos da missão, que ficou em modo de espera durante o mês de outubro. 

O último adiamento da missão foi dolorido, já que o foguete havia passado por um grande teste bem-sucedido poucos dias antes, mas precisou ser retirado da plataforma de lançamento por conta da passagem do furacão Ian pela Flórida. O fato, atrasou consideravelmente o cronograma da equipe, já que novos testes vão ter que ser feitos para confirmar se as condições dos componentes ainda estão como na checagem anterior, além de toda a movimentação desse veículo monumental.

publicidade

Antes disso, problemas técnicos impediram o lançamento, incluindo um vazamento de hidrogênio e um problema com a manta de isolamento. Dessa vez, com um longo processo de preparo, os cientistas se dizem confiante com a data, que já havia sido sugerida meses atrás, mas só foi confirmada agora. O foguete já deve começar a ser movimentado para a plataforma na próxima sexta-feira (4).

“Se não estivéssemos confiantes, não iniciaríamos a contagem regressiva quando o fizermos. Estamos confiantes em avançar”, disse Jim Free, administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração na sede da NASA em Washington DC. A janela de lançamento que se abre no dia 14 começa às 13 hrs.

publicidade

Entenda a missão Artemis 1

A missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS).

Leia mais:

publicidade

Se bem-sucedida, a missão vai abrir portas para que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. E posteriormente, em 2025 ou 2026, durante a Artemis 3, dar a oportunidade aos humanos de pisar no solo lunar novamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!