A Tesla fez recall de mais de 40 mil veículos Model S e Model X nos EUA devido à problema que poderia resultar em redução ou perda da assistência da direção hidráulica, de acordo com relatório de recall de segurança divulgado pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias (NHTSA) no início deste mês. Os veículos foram fabricados entre 2017 e 2021.

Uma versão de firmware que atualizou os valores de calibração para o sistema de direção assistida eletrônica dos veículos fez com que certos veículos classificassem incorretamente as condições irregulares da estrada como torque de assistência de direção inesperado, resultando em possível problema de direção hidráulica, observou o relatório da NHTSA.

publicidade

Leia mais:

Logo após a Tesla implantar a versão de firmware 2022.36 em outubro, a montadora de Elon Musk identificou aumento na taxa de alertas relacionados aos valores de calibração em determinados veículos que tinham o firmware instalado.

publicidade

A direção hidráulica reduzida ou perdida pode ser perigosa – especialmente ao viajar em velocidades mais lentas – porque o aumento do esforço necessário para dirigir o veículo pode aumentar a possibilidade de colisão, de acordo com a NHTSA. Neste momento, a Tesla não tem conhecimento de quaisquer incidentes relacionados com o problema que tenham causado ferimentos ou morte.

A Tesla lançou atualização de software OTA (over-the-air) para recalibrar o sistema de direção assistida e nenhuma ação adicional é necessária para os proprietários de veículos afetados que tenham a versão de firmware 2022.36.5 ou posterior instalada.

publicidade

Com informações de CNET

Imagem destacada: Mike Mareen/Shutterstock

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!