Em um eclipse total, a Lua fica totalmente coberta pela sombra da Terra (que passa entre ela e o Sol), e por causa da coloração vista no satélite, o fenômeno também é conhecido como Lua de Sangue. Crédito: Small Chip - Shutterstock
Nesta terça-feira (8), aconteceu o último eclipse lunar de 2022. Infelizmente, aqui no Brasil, o espetáculo poderia ser plenamente visível apenas no Acre. No restante da região norte, foi possível ver um eclipse parcial (aquele em que apenas parte da Lua é coberta pela umbra). Mas, para quem estava em qualquer outra localidade e fez questão de acompanhar o evento, foram realizadas algumas transmissões ao vivo pela internet.
Por ser um eclipse lunar total, já que o nosso satélite fica totalmente tomado pela sombra da Terra (que passa entre ela e o Sol), o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”. De acordo com o site Space.com, este não foi apenas o último eclipse lunar do ano, mas, também, a última “Lua de Sangue” até 2025.
Outras áreas do globo que puderam testemunhar o eclipse foram a América do Norte, partes da América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Foi em alguns desses e outros lugares que os registros abaixo foram feitos e compartilhados nas redes sociais.
Leia mais:
Também não faltaram memes e lamentações sobre o fato de não conseguir ver o eclipse, seja em razão de não estar em uma das áreas favorecidas, seja por causa do tempo nublado, que obstruiu a visão.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de novembro de 2022 14:12