O Twitter está sendo o assunto do momento na internet e as polêmicas envolvendo a rede social devem continuar por mais um tempo. Nos últimos dias, várias contas foram excluídas após a mudança feita por Elon Musk no selo de verificação da plataforma.

No entanto, essas não eram contas usuais do Twitter. Depois que Musk implementou oficialmente o plano de assinatura por US$ 8 no Twitter Blue, diversos perfis começaram a utilizar nomes de pessoas e marcas famosas para imitá-las. Isso ocorre porque, com a alteração feita pelo novo chefe da plataforma, qualquer usuário pode se tornar um verificado.

publicidade
Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

A novidade já chegou para os países com suporte ao Twitter Blue e, com isso, já foi possível visualizar alguns imitadores pelo feed da rede social. Devido ao ocorrido, a maioria dessas contas foram banidas pela empresa.

Entre os “copiados” estavam o atleta LeBron James, astro da NBA, e Donald Trump, ex-presidente dos EUA. O perfil da marca Nintendo no país norte-americano também foi imitado, com a conta “verificada” postando uma foto do personagem Mario mostrando o dedo do meio.

publicidade

A questão abre margem para as críticas que muitas pessoas fizeram para a mudança realizada por Musk. Um usuário, inclusive, respondeu a um tweet do Suporte da plataforma e questionou a veracidade do perfil. “Esse é realmente o Suporte do Twitter ou alguém pagou US$ 8 e mudou o nome da conta para Suporte do Twitter? Talvez nunca saberemos”, afirmou ele.

O comentário do usuário veio após o Suporte publicar uma mensagem divulgando a desistência de colocar um rótulo de “Oficial” nas contas, algo que tinha sido anunciado por Musk e logo depois, o empresário voltou atrás na medida. No mesmo tweet, o Suporte garante que está caçando agressivamente contas personificadas e outros enganos.

publicidade

Leia mais:

Além de imitadores, os críticos também destacam que a nova alteração de Musk pode fortalecer a expansão de desinformações e notícias falsas. Nesse caso, também pode ser ressaltado o fato de muitos usuários não checarem o motivo da conta ser verificada, algo que ainda está disponível nos respectivos perfis.

publicidade

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!