O diretor Steven Spielberg odeia a maneira como os serviços de streaming – e o HBO Max em particular – estão tratando os cineastas.

Falando ao The New York Times, Spielberg disse que a mudança de lançamentos de longas no cinema para streamings no coração da pandemia de Covid-19 em 2020 pode ter mudado a indústria cinematográfica para sempre.

publicidade

Leia mais:

“A pandemia criou oportunidade para as plataformas de streaming aumentarem suas assinaturas para níveis recordes e também jogar alguns dos meus melhores amigos cineastas ‘sob o ônibus’, já que seus filmes não foram lançados sem cerimônia nos cinemas”, disse Spielberg. “Eles foram pagos e os filmes foram subitamente relegados para, neste caso, HBO Max. O caso de que estou falando. E então tudo começou a mudar.”

publicidade

Em 2021, a Warner Bros. tomou a decisão de lançar todos os seus filmes simultaneamente nos cinemas e na HBO Max nos EUA devido à pandemia de Covid-19. Isso significava que sucessos de bilheteria, como Duna, Esquadrão Suicida e Matrix Resurrections podiam ser assistidos em casa imediatamente, sem necessidade de ir ao cinema, mesmo quando os cinemas reabrissem ao público.

Spielberg ainda lamentou a perda de experiência especial se os cinemas forem permanentemente fechados.

publicidade

“Acho que o público mais velho ficou aliviado por não ter que ‘pisar na pipoca pegajosa'”, disse Spielberg. “Mas realmente acredito que esse mesmo público mais velho, uma vez que eles entraram no cinema, a magia de estar em situação social com monte de estranhos é um tônico. Isso um para o outro quando as luzes voltarem.

Spielberg apontou sinais de que ir a um cinema ainda tem algum fôlego. “Achei encorajador que ‘Elvis’ tenha arrecadado US$ 100 milhões nas bilheterias domésticas”, disse Spielberg. “Muitas pessoas mais velhas foram ver esse filme, e isso me deu esperança de que as pessoas estavam começando a voltar ao cinema à medida que a pandemia se tornava endêmica. Acho que os filmes vão voltar. Eu realmente quero.”

publicidade

Com informações de Deadline e Games Radar

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!