A empresa taiwanesa Foxconn, mais conhecida por ser a principal fabricante do iPhone, segue investindo no mercado de carros elétricos, e apresentou uma solução para o segmento de modelos econômicos, o Project X, que pode se tornar o primeiro carro elétrico popular do mercado.

O projeto foi apresentado no evento MiH Demo Day, do consórcio MiH (Mobility in Hamony), liderado pela Foxconn, mas que também inclui Tata, Lordstown, TomTom e até a Microsoft.

Leia mais: 

O propósito do consórcio, que conta com mais de 2.500 empresas, é criar um ecossistema de veículos elétricos com padrões abertos, e o Project X é a solução planejada para o segmento A, o de carros econômicos.

publicidade
Traseira do protótipo do Project X da Foxconn
Traseira do protótipo do Project X da Foxconn / Divulgação: Consórcio MiH

Vale citar que o projeto para a criação de um carro elétrico popular ainda está nos seus primeiros passos. Agora, o consórcio MiH está buscando parceiros para ajudarem a criar a plataforma, ou seja, investirem no projeto e compartilharem suas tecnologias.

Confira abaixo um rápido vídeo mostrando o Project X da Foxconn, que revela o seu simpático design compacto.

O Project X é parte do ecossistema de carros elétricos BYOV (Build Your Own Vehicle, ou construa seu próprio veículo). O uso de um design modular pode reduzir o custo final do carro elétrico, deixando mais acessível. 

Design do Project X é bem compacto
Design do Project X é bem compacto / Divulgação: Consórcio MiH

Com essa nova plataforma, a Foxconn espera conseguir criar um carro elétrico compacto para até três passageiros com um preço realmente popular. Talvez ele não custe tão barato inicialmente, mas a proposta é lançar um modelo mais acessível que os veículos equivalentes de empresas rivais.

O grande desafio a ser superado no desenvolvimento de um carro elétrico popular é o custo da baterias. Como cita o site AutoEvolution, a tendência é que esse veículo seja muito leve, e com isso, conte com uma bateria menor, mas mantendo uma boa autonomia. 

Vale lembrar que o primeiro carro produzido com a plataforma Project X do MiH só deve ser apresentado até o final de 2023, assim ainda teremos que aguardar bastante por ele. 

Outras plataformas do consórcio MiH, liderado pela Foxconn

Com a plataforma Project X, Foxconn quer criar um carro elétrico popular
Com a plataforma Project X, Foxconn quer criar um carro elétrico popular / Divulgação: Consórcio MiH

Além do Project X, o evento apresentou muitas outras novidades do consórcio MIH. Já conhecemos alguns modelos elétricos da Foxconn criados na plataforma aberta MiH. Já falamos aqui sobre o esportivo Model E, o ônibus Model T, a picape Model V, e o Model B, além da SUV Luxgen n7, antes conhecido como Model C. 

Segundo o release, com o design modular e interfaces padronizadas, é possível lançar produtos em menos tempo e com menor custo. O consórcio conta que isso pode “gerar novos modelos de negócio para empresas de compartilhamento de carros e provedores de serviços de mobilidade”.

Além disso, o comunicado cita oportunidades para “operadores de frota e de serviços de logística, e novas marcas de carros elétricos”. Confira a apresentação do Project X como parte do evento MiH Demo Day. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!