Após o lançamento do foguete Space Launch System (SLS) da missão lunar Artemis 1, ocorrido a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nesta madrugada, a cápsula Orion, em seu caminho para a Lua, já está compartilhando imagens desse trajeto histórico.

Sistema de câmeras da cápsula Orion. Imagem: NASA

Cerca de oito minutos após a decolagem, o estágio superior do SLS se desprendeu, e a cápsula Orion seguiu viagem para fora da atmosfera terrestre. Pouco tempo depois da estabilização de questões referentes à viagem, a espaçonave transmitiu para a Terra as primeiras imagens registradas por câmeras ligadas às extremidades de seus quatro painéis solares.

publicidade

Leia mais:

Atualizações sobre a viagem estão sendo feitas no Twitter da Agência Espacial Europeia (ESA). A agência compartilhou três fotos de Orion, que futuramente retornará e estará pronta para abrigar ocupantes humanos e levá-los à Lua.

publicidade

As primeiras imagens mostram partes da espaçonave. Em uma das fotos, é possível observar a curvatura azul da Terra ao fundo. De acordo com um comunicado da NASA, as câmeras destinadas à missão foram modificadas para uso no espaço. A ESA também compartilhou várias sequências de vídeos curtos que mostram a separação da segunda fase, em que se pode até mesmo ver a parte desvinculada do foguete flutuando na escuridão do espaço.

Imagem: Fotografia tirada pela cápsula Orion da missão Artemis I. Créditos: ESA

Artemis 1: lançamento histórico

Segundo estimativas, a cápsula Orion levará cerca de seis dias para chegar à Lua. Assim que ela se estabelecer, quebrará o recorde de maior distância da Terra já alcançada por uma espaçonave com classificação humana, superando a distância 400.170 quilômetros alcançada pela espaçonave Apollo 13 da NASA em abril de 1970.

publicidade

Orion retornará à Terra em 11 de dezembro deste ano. Seu pouso está previsto para ocorrer no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Essa missão vai determinar as condições para a Artemis 2, prevista para ocorrer em 2024, sendo a primeira a levar humanos de volta à Lua desde o fim do programa Apollo em 1972. Apesar disso, ela não pousará astronautas na superfície do satélite natural da Terra. A responsável por esse feito será a Artemis 3, que pode ocorrer em 2025 ou 2026.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!