A agência espacial norte-americana Nasa divulgou nesta quarta-feira (05) mais informações sobre o status dos preparativos do foguete SLS (Space Launch System), que será usado na missão Artemis I. Em dezembro, uma falha no controlador de um dos propulsores RS-25 causou o adiamento do lançamento, que estava programado para fevereiro deste ano, para “entre março e abril”.

Na semana passada engenheiros removeram e substituíram o controlador, e agora estão realizando diagnóstico e verificação, incluindo a carga do software que será usado no voo. Após isto, a equipe irá trabalhar para completar todos os testes de pré-diagnóstico e validação de hardware antes do veículo sair do hangar em meados de fevereiro.

Quando completado, o SLS será o foguete mais poderoso do mundo. Imagem: Nasa/Divulgação

No final do mês deve ocorrer um “ensaio molhado” (wet dress rehearsal). Neste tipo de teste, o foguete é levado à plataforma e são seguidos todos os procedimentos para um lançamento real, incluindo o abastecimento dos tanques de combustível, mas os propulsores não são acionados. 

A Nasa afirma que só definirá a data de lançamento do SLS na missão Artemis I após este teste ser concluído com sucesso. Quando estiver operacional, o SLS será o foguete mais poderoso do mundo, e o único capaz de enviar a cápsula Orion, astronautas e suprimentos para a Lua em uma única missão.

publicidade

Leia mais:

A missão Artemis I será um voo não tripulado ao redor da Lua, testando o desempenho tanto do foguete SLS quanto da cápsula Orion. Recentemente a Lockheed Martin, responsável pela construção da cápsula, anunciou que a missão incluirá um sistema chamado Callisto, que integra a assistente digital Alexa, da Amazon, com a plataforma de videoconferência Webex, da Cisco, em um teste de viabilidade do uso de tecnologias comerciais para auxiliar os astronautas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!