A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quarta-feira (16) as inscrições para crianças de seis meses a dois anos participarem da chamada “xepa da vacina”, que é o aproveitamento de doses de imunizantes da covid, neste caso pediátricas, que seriam descartadas nas UBSs (Unidade Básica de Saúde).
A vacina será disponibilizada para a faixa etária sem comorbidades, visto que a vacinação do grupo ainda está restrita aos imunossuprimidos, com comorbidades e deficiência permanente e indígenas.
Leia mais!
- Vacina chikungunya: estudo busca voluntários para testes; veja como se inscrever
- Anticoncepcional masculino: cientistas começam testes de uma versão em gel
- Qual a diferença entre pneumonia viral e bacteriana?
A campanha de vacinação da faixa etária com comorbidades começa na quinta-feira (17). Segundo informações do UOL, com a xepa, pais e responsáveis que cadastrarem crianças sem comorbidade podem receber a vacina no fim do dia.
O único imunizante, por ora, aprovado para crianças de 6 meses a 2 anos é o da Pfizer, uma versão diferente da aplicada em adultos. O prazo de utilização do produto é de 12 horas, caso não sejam aplicados, ele é descartado.
O esquema vacinal da faixa etária é composto por três doses; a segunda aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas (28 dias ou um mês) da primeira dose, e a terceira deve ser administrada oito semanas (56 dias ou dois meses) após a segunda dose.

Como cadastrar uma criança na xepa da vacina?
A inscrição deve ser feita pelo responsável na UBS mais próxima de sua casa. É necessário o nome completo da criança e comprovante de endereço. A lista completa das unidades de saúde pode ser acessada aqui.
Havendo doses remanescentes (que sobraram), a equipe entrará em contato por telefone. Na hora da aplicação, as crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis. Documento de identificação e caderneta de vacinação serão exigidos.
No caso de crianças com comorbidades, é necessário apresentar comprovantes de receitas, relatórios ou outro documento que atestem a condição de risco. Os documentos precisam ter o nome da criança, carimbo do médico com CRM e estar dentro da validade.
Para os adultos, a quinta dose da vacina da covid (ou terceiro reforço) também já está disponível. Confira aqui quem já pode tomar.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!