Thomas Marsh, um astrônomo britânico que estava desaparecido desde 16 de setembro, foi encontrado morto. De acordo com o jornal El País, o corpo do cientista foi localizado perto de um observatório espacial no Chile.

Professor na Universidade de Warwick, no Reino Unido, Marsh tinha 60 anos e estava trabalhando no Observatório de La Silla, operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), nos arredores do deserto do Atacama, em Coquimbo. 

Corpo de astrônomo britânico desaparecido por mais de 50 dias foi encontrado nos arredores do Observatório La Silla, no Chile. Imagem: AbriendoMundo – Shutterstock

As buscas, que começaram logo depois que o astrônomo desapareceu, se estenderam quando as roupas e o celular da vítima foram encontrados nas redondezas. Despido da cintura para cima, o corpo foi encontrado 55 dias depois que Marsh foi dado como desaparecido. 

“Após uma intensa busca da equipe multidisciplinar dos Carabineros, Gope (uma unidade especializada) encontrou o corpo sem vida do astrônomo desaparecido desde 16 de setembro”, informou a agência policial pelo Twitter. “Lamentamos dar esta triste notícia e estendemos nossas condolências à sua família e amigos”.

publicidade

Nada foi concluído a respeito das circunstâncias da morte nem está claro o que aconteceu nas últimas horas de vida de Marsh. Uma das linhas de investigação sugere que ele simplesmente saiu para uma caminhada e se perdeu.

No entanto, segundo relatado por um dos colegas do pesquisador ao El País, ele conhecia muito bem o terreno, tendo em vista que já trabalhou no local muitas vezes. Nesta última incursão, Marsh estava lá havia quatro dias.

Leia mais:

Uma testemunha-chave da polícia é um jovem estudante de astronomia que viajou com Marsh para Coquimbo. Segundo seu depoimento, eles estavam trabalhando juntos havia três dias quando, subitamente, o professor teria lhe proferido ofensas em voz alta, reclamando de seu “desinteresse por astronomia, física ou ciência”.

Isso teria magoado o depoente. “Fico chateado com o que ele me disse, já que o que estudo é algo muito forte para mim, astronomia, física e ciência são a minha paixão. Mais tarde fui ao cassino, já que no meu quarto não tenho wi-fi, para ligar para um amigo do meu país e desabafar sobre o que aconteceu”.

O aluno diz ter ficado assustado com o comportamento do astrônomo, até então uma pessoa de fácil convívio. Depois desta noite, eles não se viram mais. A viúva de Marsh informou que recebeu uma mensagem do marido completamente sem sentido pelo celular naquela mesma noite.

Mais pessoas relataram ter recebido emails do pesquisador no dia de sua discussão com seu orientando. Um operador de telescópio de La Silla disse que, na mensagem enviada a ele, Marsh dizia estar cansado e que precisava dormir. Já outro funcionário do observatório afirmou que o conteúdo do email enviado a ele pelo cientista era totalmente desconexo.

Espera-se que os investigadores possam determinar exatamente o que aconteceu para dar como encerrado o caso e fornecer alguma explicação para a família e amigos do astrônomo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!