No encerramento da Semana de Moda de Paris (PFW), a supermodelo norte-americana Bella Hadid fechou o desfile da marca francesa de roupas Coperni com uma passagem considerada pela empresa “um momento em que a moda encontra a tecnologia“.

Após adentrar a passarela quase nua, Hadid ficou parada enquanto dois homens munidos com garrafas de aerossol (spray) literalmente pintavam um vestido em seu corpo usando um tecido pulverizável de nome Fabrican

publicidade

Segundo a Coperni — batizada em referência ao matemático e astrônomo Nicolau Copérnico — o Fabrican, criado por Manel Torres, pesquisador do Imperial College, em Londres, no Reino Unido, é um material “fascinante”, que pode ser reengarrafado e reutilizado.

Como explica a Vogue Business, o líquido dentro de uma garrafa Fabrican contém algodão ou fibras sintéticas. Esses materiais estão suspensos em uma solução de polímero, que evapora após contato com a pele.

publicidade

“A tecnologia abre novas possibilidades para a moda personalizada, permitindo que toques individuais sejam adicionados às roupas fabricadas”, diz o site do produto. “Roupas chiques poderiam incorporar fragrâncias, constituintes ativos ou materiais condutores para interagir com a tecnologia da informação”.

Leia mais:

publicidade

É como se os criadores do Fabrican vislumbrassem um mundo onde sua solução pode se tornar um coquetel de roupas pulverizáveis: misture seu perfume favorito ou um condutor de interligação tecnológica não identificado, e você tem o que pode um dia ser o ajuste sob medida do futuro.

O modelito exibido no desfile da Coperni, no entanto, não está à venda. “É nosso dever como designers tentar coisas novas e mostrar um futuro possível”, disse o diretor criativo da marca, Sébastien Meyer. “Não vamos ganhar dinheiro com isso, mas é um momento lindo”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!