A Suíça, segunda seleção adversária do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo 2022, tem usado alta tecnologia em sua preparação para os jogos. Seus goleiros têm utilizado um recurso no mínimo curioso: um óculos de sol tecnológico nos treinos. 

Nas imagens, o goleiro titular Yann Sommer e o substituto Gregory Kobel aparecem utilizando óculos de sol. As imagens chamaram a atenção e geraram questionamentos sobre o motivo que os goleiros estavam utilizando os equipamentos.

Leia mais:

(Imagem: Fabrice Cofrrini/ AFP)

Os óculos inteligentes são fabricados pela empresa japonesa Vision Up e seu valor passa dos £ 350 (cerca de R$ 1900 na cotação atual).

publicidade

“Os Óculos de Treinamento Vision Up estimulam seu cérebro e melhoram sua visão por meio de um obturador intermitente. Você pode facilmente melhorar a velocidade de processamento cerebral e a capacidade visual, como acuidade visual cinética, acuidade visual dinâmica, visão periférica, percepção de profundidade, coordenação mão-olho, etc. Assim, você pode obter melhor desempenho atlético”, diz a descrição do produto no site oficial.

Além dos treinos de goleiros, o dispositivo é utilizado por atletas de diferentes esportes como tiro esportivo, hóquei, baseball e tênis – como mostra o vídeo abaixo:

A primeira vez que os goleiros da Suíça usaram os óculos da Vision Up em treinamentos foi durante a Eurocopa de 2020. Durante as quartas de final, a seleção suíça empatou em 3×3 com a França – atual campeã mundial -, e foi nas penalidades que o goleiro Sommer se consagrou como grande herói ao pegar um pênalti de Kylian Mbappé, uma das estrelas da seleção francesa. Com a defesa, a Suíça passou pela França e conseguiu conquistar o terceiro lugar na competição.

Não há como afirmar se o pênalti defendido pelo goleiro suíço foi graças ao treinamento com os óculos inteligentes. Apesar do favoritismo do Brasil contra a Suíça, o brasileiro tende a acreditar que a tecnologia dos dispositivos não será efetiva com nossos atacantes.

Brasil e Suíça se enfrentam pela fase de grupos da Copa do Mundo 2022 na próxima segunda-feira (28), às 13h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!