Refeição mais antiga já encontrada revela segredos do comportamento animal

Por Mateus Dias, editado por André Lucena 23/11/2022 20h00
Fóssil de Dickinsonia, um animal da era Ediacaran
Fóssil de Dickinsonia, um animal da era Ediacaran. Imagem: Mary Droser /UCR
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A partir de fósseis, geralmente consegue-se obter informações da alimentação e estilo de vida de animais que já foram extintos há muito tempo, seja olhando a arcada dentária deles ou outras características morfológicas. Entretanto, em vestígios de animais muito primitivos e extintos há mais de 500 milhões de anos, traçar esses hábitos pode ser mais complicado.

Ofertas

Apesar disso, pesquisadores da Australian National University conseguiram desvendar mistérios de animais da era pré-cambriana através de restos da última alimentação antes deles sem fossilizados.

Leia mais:

Os fósseis são do período ediacarano e datam de 575 milhões de anos atrás, dos grupos kimberella e dickinsonia. Os cientistas descobriram que esses animais se alimentavam de algas e bactérias do fundo mar, mas de maneiras diferentes.

Os do grupo dickinsonia absorviam a comida através do seu corpo enquanto se movia pelo oceano. Enquanto os do grupo kimberella possuíam boca, intestino e forma de digestão de alimentos da mesma forma dos animais modernos. Esses últimos provavelmente eram as criaturas mais avançadas do período.

Fósseis de alimentos antigos

Os pesquisadores basearam-se na observação de moléculas preservadas de fitoesteróis – produtos químicos naturais da planta –  nos fósseis antigos, para desenvolver a pesquisa. Mesmo que o intestino desses animais tenha se deteriorado a muito tempo, os esteróis foram preservados e ainda podem ser analisados.

A partir da descoberta eles apontaram que o grande tamanho deles em comparação aos seres unicelulares que viviam na mesma época, pode ser graças à rica quantidade de energia e nutrientes contidos nas algas. Além disso a pesquisa confirmou que os animais do ediacarano são nossos ancestrais conhecidos mais antigos

O estudo desses seres é importante para traçar o processo evolutivo das espécies da atualidade. “A biota ediacarana são realmente os fósseis mais antigos, grandes o suficiente para serem visíveis a olho nu, e eles são a nossa origem e de todos os animais que existem hoje. Essas criaturas são nossas raízes visíveis mais profundas” aponta Ilya Bobrovskiy, um dos responsáveis pelo estudo, em resposta a Phys.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.