Na madrugada desta sexta-feira (25), a Lua alcançará o periélio, que é o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Isso acontece às 3h19, quando ela estará a 0,9849 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira – algo em torno de 150 milhões de km. (Todos os horários aqui mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Posição dos astros no céu no momento exato em que a Lua estará em seu ponto mais próximo do Sol, chamado periélio, na madrugada desta sexta-feira (25). Imagem: Solar System Scope

Diferentemente do que aconteceu no mês passado, quando ela atingiu o ponto de sua órbita mais próximo da Terra (conhecido como perigeu) dois dias depois de ter chegado ao periélio, desta vez, os dois eventos acontecem exatamente no mesmo dia.

publicidade

De acordo com o guia astronômico InTheSky.org, o perigeu será alcançado às 22h31, quando a Lua vai chegar a cerca de 356,5 mil km de distância do nosso planeta.

Imagem: Triff – Shutterstock (Terra/fundo) – Edição: Olhar Digital

Como está na fase nova, período em que sua face iluminada não está voltada para nós, o astro não poderá ser facilmente observado a olho nu. No perigeu, nosso satélite natural chega a ficar até 14% mais brilhante no céu, quando está em uma fase visível, especialmente a cheia.

publicidade

Leia mais:

Na próxima terça-feira (29), acontece a última “parada” da “turnê mensal” da Lua pelos planetas do Sistema Solar, que começou por Saturno, no dia 4. Depois, foi a vez de Urano (8) e Marte (11). O passeio de novembro vai terminar onde começou, com uma nova visita ao gigante dos anéis.

publicidade

Essa série de conjunções ocorre porque a Lua orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!