A nave espacial Orion registrou na última segunda-feira (21) imagens impressionantes da Terra. O vídeo mostra nosso planeta aparecendo por detrás da sombra da Lua. As imagens foram transmitidas ao vivo para e aconteceram alguns minutos depois da Orion recuperar sua comunicação com a Terra.
No mesmo dia em que as imagens foram feitas, a nave realizou uma queima crucial dos motores durante um sobrevoo lunar. O vídeo foi realizado às 10:05h no horário de Brasília. Quem acompanhava a transmissão ao vivo também pode acompanhar o planeta desaparecendo.
O vídeo realizado no sexto dia da missão Artemis 1 não tem mais que dois minutos e a Terra vai aparecendo lentamente da escuridão. Ele foi obtido por uma câmera na ponta de um dos painéis solares da Orion. A lua não pode ser vista, porque está imersa nas sombras do espaço, assim o brilho azul do nosso planeta parece surgir do nada. Confira o vídeo:
Após a transmissão das imagens, a espaçonave perdeu novamente o contato com a terra. A Orion passou para o lado oculto da lua onde realizou a manobra Outbound Powered Flyby que a deixou a quase 130 quilômetros de distância da superfície lunar, a mais próxima que a missão Artemis 1 chegará da Lua.
Leia mais:
- Artemis 1: decolagem do megafoguete lunar danifica plataforma de lançamento da NASA
- Acompanhe a missão Artemis 1 em tempo real com esta ferramenta da NASA
- Artemis: NASA fecha contrato bilionário com a SpaceX para segunda missão de pouso na Lua
A missão Artemis 1
A missão Artemis 1 foi lançada na madrugada do dia 16. A cápsula Orion retornará à Terra em 11 de dezembro deste ano. Seu pouso está previsto para ocorrer no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia.
Essa missão vai determinar as condições para a Artemis 2, prevista para ocorrer em 2024. Ela será a primeira a levar humanos de volta à Lua desde o fim do programa Apollo em 1972. Apesar disso, ela não pousará astronautas na superfície do satélite natural da Terra, a responsável por esse feito será a Artemis 3, que pode ocorrer em 2025.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!