Com o aumento da procura por renegociações de dívidas geradas pelo Feirão Limpa Nome, também cresce o número de fraudes e golpes com o nome Serasa.

A maioria dos golpistas usam aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites falsos com ofertas fraudulentas, acordos e descontos atraentes para chamar a atenção dos consumidores.

publicidade

Leia mais:

“Como os golpistas também sabem que o Feirão é a melhor oportunidade de reorganizar as finanças para milhões de brasileiros é fundamental que os usuários tenham a certeza de estar executando uma negociação segura pelos canais oficiais da Serasa”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa. “Além do prejuízo financeiro, ao pagar um boleto falso existe também a frustração de cair em um golpe”.

publicidade

Para assegurar um Feirão sem Fraude, a empresa disponibiliza ferramentas para auxiliar na identificação de boletos e códigos Pix falsos. Com foco cada vez maior em sites e mídias sociais e um time dedicado, os técnicos monitoram os sites suspeitos e avisam os provedores de serviço para retirá-los do ar assim que são detectados indícios de fraude.

Três dicas básicas para evitar fraudes:

Aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram) e e-mail são as fontes mais usuais de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Diversas vezes, os usuários recebem uma mensagem com um boleto (igual ao original) pronto para o pagamento.

publicidade

Sendo assim, antes de pagar, verifique todos os dados, incluindo o beneficiário indicado. Caso ainda possua incertezas sobre a autenticidade de um boleto ou chave Pix, pela primeira vez o Serasa oferece um mecanismo gratuito para verificar se a oferta é verdadeira.

Para acessar o “Validador de Boletos e Chaves Pix”, basta entrar no site do serasa limpa nome, realizar o login na plataforma, clicar em “soluções”, “validar meio de pagamento” e preencher o campo com o código recebido. Ah, e não se esqueça, o WhatsApp oficial do Serasa possui o selo de verificação. 

publicidade
Serasa Limpa Nome
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock.com

2) Na dúvida, não clique 

As mensagens recebidas podem provocar emoções na vítima, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, as vantagens, etc. Se receber mensagens atrativas, como por exemplo “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, enviada por números ou perfis desconhecidos, desconfie antes de fazer qualquer operação. 

3) Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação 

O roubo de informações pessoais pode iniciar com anúncios e promoções atraentes em telas falsas, que aparentam ser sites reais. Nessa ocasião, é preciso ficar atento a três componentes do endereço eletrônico: possuir o https na URL, ter cadeado na barra de navegação, conter a inscrição de “site seguro”: se não encontrar, fique atento.

Além do atendimento presencial nas tendas, a Serasa lembra que os consumidores também podem fazer suas negociações por meio dos canais oficiais: 

  • Site: http://www.serasalimpanome.com.br 
  • App Serasa no Google Play e App Store 
  • Ligação gratuita 0800 591 1222 
  • WhatsApp 11 99575–2096

Você também pode consultar e negociar sua dívida pessoalmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas em todo o país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!