Com o aumento da procura por renegociações de dívidas geradas pelo Feirão Limpa Nome, também cresce o número de fraudes e golpes com o nome Serasa.
A maioria dos golpistas usam aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites falsos com ofertas fraudulentas, acordos e descontos atraentes para chamar a atenção dos consumidores.
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“Como os golpistas também sabem que o Feirão é a melhor oportunidade de reorganizar as finanças para milhões de brasileiros é fundamental que os usuários tenham a certeza de estar executando uma negociação segura pelos canais oficiais da Serasa”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa. “Além do prejuízo financeiro, ao pagar um boleto falso existe também a frustração de cair em um golpe”.
Para assegurar um Feirão sem Fraude, a empresa disponibiliza ferramentas para auxiliar na identificação de boletos e códigos Pix falsos. Com foco cada vez maior em sites e mídias sociais e um time dedicado, os técnicos monitoram os sites suspeitos e avisam os provedores de serviço para retirá-los do ar assim que são detectados indícios de fraude.
Três dicas básicas para evitar fraudes:
1) Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas
Aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram) e e-mail são as fontes mais usuais de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Diversas vezes, os usuários recebem uma mensagem com um boleto (igual ao original) pronto para o pagamento.
Sendo assim, antes de pagar, verifique todos os dados, incluindo o beneficiário indicado. Caso ainda possua incertezas sobre a autenticidade de um boleto ou chave Pix, pela primeira vez o Serasa oferece um mecanismo gratuito para verificar se a oferta é verdadeira.
Para acessar o “Validador de Boletos e Chaves Pix”, basta entrar no site do serasa limpa nome, realizar o login na plataforma, clicar em “soluções”, “validar meio de pagamento” e preencher o campo com o código recebido. Ah, e não se esqueça, o WhatsApp oficial do Serasa possui o selo de verificação.
2) Na dúvida, não clique
As mensagens recebidas podem provocar emoções na vítima, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, as vantagens, etc. Se receber mensagens atrativas, como por exemplo “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, enviada por números ou perfis desconhecidos, desconfie antes de fazer qualquer operação.
3) Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação
O roubo de informações pessoais pode iniciar com anúncios e promoções atraentes em telas falsas, que aparentam ser sites reais. Nessa ocasião, é preciso ficar atento a três componentes do endereço eletrônico: possuir o https na URL, ter cadeado na barra de navegação, conter a inscrição de “site seguro”: se não encontrar, fique atento.
Além do atendimento presencial nas tendas, a Serasa lembra que os consumidores também podem fazer suas negociações por meio dos canais oficiais:
- Site: http://www.serasalimpanome.com.br
- App Serasa no Google Play e App Store
- Ligação gratuita 0800 591 1222
- WhatsApp 11 99575–2096
Você também pode consultar e negociar sua dívida pessoalmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas em todo o país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.
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