Essa semana, o assunto da internet foi o Lensa, um app que cria avatares artísticos de vários estilos de forma automática e aleatória usando inteligência artificial, e é claro, nós já testamos o serviço para contar tudo para vocês.

Para quem não conhece o Lensa, nós ensinamos aqui como você pode criar as suas imagens, mas nesse post vamos compartilhar os resultados, assim vocês podem avaliar se eles valem o dinheiro investido. 

publicidade

Leia mais:

Nick e André Fogaça recriados com IA pelo Lensa e pelo Stable Diffusion
Nick e André Fogaça recriados com IA pelo Lensa e pelo Stable Diffusion / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)

Todas as imagens desse teste foram produzidas pelo Lensa com a inteligência artificial do Stable Diffusion a partir de imagens minhas, e também do André Fogaça.

publicidade

Teste revela que Lensa usa diferentes estilos, dependendo do gênero da pessoa

Após enviar as imagens para o Lensa para fazer esse teste, tive que esperar um tempinho para que o app fizesse o processamento, mas isso demora pouco menos de 20 minutos. Os estilos de imagens são definidos de acordo com o gênero escolhido pelo usuário.

Além disso, as imagens geradas também podem variar muito dependendo das fotos que você escolher para enviar, assim os resultados diferem para cada usuário, ainda que muitos possam ser parecidos.

publicidade
Diferentes estilos do Lensa
Diferentes estilos do Lensa / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)

No meu caso (e também no caso do André), escolhemos o gênero masculino, assim as imagens geradas foram nas categorias: super-herói (superhero), moda (stylish), místico (mystical), astronauta (astronaut), ficção científica (sci-fi), anime, aventura (adventure), cósmico (cosmic), ciborgue (cyborg) e estrela do rock (rock star). Confira no final do post outras imagens dessas categorias.

Caso a pessoa escolha o gênero feminino, as imagens geradas serão nas categorias: moda (stylish),
kawaii, pop, iridescente (iridescent), foco (focus), princesa/fada (fairy princess), anime, luz (light), cósmico e fantasia (fantasy). Ainda não testamos quais são as categorias de imagens caso a pessoa não defina um gênero, ou o defina como outro.

publicidade

App foi criado em 2018, mas recurso de gerar avatares por IA é recente

O Lensa foi criado pela Prisma Labs, que vários anos atrás, fez muito sucesso com o Prisma, um app que usava IA para colocar um estilo artístico nas fotos e até vídeos dos usuários. Além disso, vale destacar que o Lensa em si também não é um app novo, e sim bem antigo, já que foi lançado em 2018. 

Nick e André Fogaça em versões anime
Nick e André Fogaça em versões anime / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis/André Fogaça)

Mas, se antes o Lensa era um app comum que fazia retoques em selfies dos usuários, uma atualização recente trouxe o recurso Magic Avatars (Avatares Mágicos). Como o nome diz, essa função cria avatares de diferentes estilos usando inteligência artificial, que muitos usuários estão usando como avatares em suas redes sociais como Twitter e Koo, entre muitas outras.

Recurso pago é feito em cima do Stable Diffusion, modelo de código aberto

A “mágica” por trás do Lensa, que como citamos no outro post, é um app pago, acontece por conta do Stable Diffusion, a única ferramenta de criação de imagens por IA de código aberto. Artistas estão preocupados com a concorrência de um app que consegue entregar imagens por um valor muito baixo, ainda que sem o menor controle dos usuários.

De qualquer forma, como o usuário do tweet acima citou, é possível instalar o Stable Diffusion no PC do usuário e fazer tudo de graça. Para isso, no entanto, será preciso uma boa placa gráfica e também saber como usar prompts de comando. Mas, para a imensa maioria das pessoas, fica bem mais fácil investir um pequeno valor para gerar imagens por IA usando a solução paga do Lensa. 

Além disso, quem quiser também pode criar suas imagens usando o Dreamstudio Beta. Nós já falamos aqui no Olhar Digital sobre a interface web do Stable Diffusion, que me agrada muito. O interessante é que essa solução inclusive oferece algumas imagens de graça. 

O Stable Diffusion, modelo criado pela Stability.AI, tem sido usado de várias formas. Dois exemplos são criar novas versões de personagens de um game ou gerar imagens para artes do Canva (saiba aqui como usar o recurso).

Emad Mostaque, CEO e fundador da Stability AI contou no Twitter que a Stability.AI vai reduzir o preço do DreamStudio, e assim, tentar capitalizar em cima do fenômeno do Lensa.

Também testamos outros concorrentes do Lensa

O Lensa não é o único app no mercado de imagens por IA para avatares, muito pelo contrário. Um bom exemplo é o Photo AI (que também usa o Stable Diffusion). Esse concorrente do Lensa tem pacotes bem focados, criados para serem usados no LinkedIn e no Tinder. Assim, o usuário tem diferentes imagens feitas por IA para cada rede social.

Eu na visão de um dos concorrentes do Lensa, o DrawAnyone
Eu na visão de um dos concorrentes do Lensa, o DrawAnyone / Imagem: DrawAnyone (Nick Ellis)

Além disso, outro concorrente do Lensa que usa o Stable Diffusion é o DrawAnyone, sobre o qual falamos aqui. Vale citar que esse app tem a opção de criar algumas imagens de graça, ainda que não muitas. Confira acima alguns resultados do DrawAnyone.

Outras imagens feitas com o Lensa

Confira abaixo mais algumas imagens geradas pelo Lensa para os meus testes nesse post, a partir das fotos que eu enviei.

Dependendo das fotos que você subiu, Lensa vai gerar versões mais jovem e mais velho
Lensa também gera imagens com distorções inexplicáveis como a da direita / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)
Essas duas imagens do Lensa parecem inspiradas por Duna
Essas duas imagens do Lensa parecem inspiradas por Duna / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)
A imagem da direita parece ter saído de um game
A imagem da direita parece ter saído de um game / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)
Algumas imagens geradas pelo Lensa parecem até fotos
Algumas imagens geradas pelo Lensa parecem até fotos / Imagens: Lensa / Stable Diffusion (Nick Ellis)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!