Qual recurso dos celulares faz 30 anos hoje e você ainda o usa todos os dias?

A tecnologia em questão está longe de ter um fim e estima-se que, em 2023, ela gerará mais de US$ 50 bilhões
Layse Ventura03/12/2022 14h28, atualizada em 03/12/2022 14h29
SMS completa 30 anos em 2022
Imagem: Rymden / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você pode ter dificuldade de acreditar, mas um dia o SMS foi a principal forma de troca de mensagens entre as pessoas. O recurso foi inovador ao ser o primeiro a usar sinal de telefonia móvel para enviar e receber mensagem de texto em uma época que não existiam smartphones, aplicativos e internet móvel.

Leia também:

A primeira mensagem foi transmitida há exatos 30 anos, em 3 de dezembro de 1992, e desejava “Feliz Natal” em inglês. Esse texto foi escrito pelo engenheiro de telecomunicações Neil Papworth e transmitido de seu computador para Richard Jarvis, seu superior, durante uma festa de fim de ano nas instalações da Vodafone, no Reino Unido.

Apesar do clima de festa, a situação era mais tensa do que parecia. Segundo Papworth explicou em entrevista a Tilt, os executivos queriam vender celulares com o recurso. “Apenas quando um deles ligou para o hotel e fez um joinha é que eu pude voltar a respirar tranquilo”, revelou.

Antes de trabalhar no desenvolvimento do Serviço de Mensagens Curtas (SMS), Papworth participou de projetos de arquitetura GSM (que permitia o roaming internacional) e na programação do IMEI (chave de segurança para bloquear em casa de roubo ou furto).

SMS tem futuro?

Inicialmente, o recurso permitia o envio de mensagens de até 160 caracteres e, com o tempo, passou a enviar imagens, vídeos, áudios e emojis.

O que é SMS

Atualmente, muitas operadoras brasileiras oferecem SMS ilimitado como parte de seus planos. Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Atualmente, no Brasil, os principais usos são como ferramenta de autenticação em dois fatores e como canal de publicidade pelas empresas. Estima-se que a tecnologia irá gerar mais de US$ 50 bilhões (quase R$ 261 bilhões na cotação atual) em todo o mundo no segmento de publicidade em 2023, segundo a empresa Juniper Research.

Apesar do seu desuso como mensageiro pessoal, uma pesquisa da Infobip, empresa de soluções de SMS, com 250 brasileiros revelou que a ferramenta ainda é usada por boa parte deles. Dos entrevistados, 44% usaram o método para pedir ajuda em uma emergência e cerca de 57% enviaram sobre assuntos diversos, incluindo para terminar relacionamentos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Ícone tagsTags: