A BMW quer recarregar os seus carros elétricos usando painéis solares instalados no teto e nos vidros. A montadora alemã registrou a ideia recentemente em uma nova patente no Escritório Alemão de Marcas e Patentes (DPMA).
A nova maneira de captar energia para as baterias dispensa o uso ou disponibilidade de uma estação de carga comum, ressalta a empresa, cujo plano é cobrir o máximo da carroceria possível, incluindo até as janelas laterais.
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Como a tecnologia funciona?
O segredo do sistema está nos recém-desenvolvidos módulos solares depositados por vapor, extremamente finos, quase transparentes e que podem ser aplicados em diversas superfícies, incluindo nos vidros.
O para-brisa dianteiro, por exemplo, poderá ser coberto com uma camada mais fina de módulos em áreas específicas para não prejudicar a linha de visão do motorista e “manter até 95% de transmitância de luz”. Já as janelas laterais, teto solar e para-brisa traseiro serão pulverizados com camadas mais espessas para melhorar a eficiência energética.
Do ponto de vista comercial, ainda é cedo para determinar se a novidade vai vingar ou não. No fim da linha os custos podem ficar altos demais, o que pode pesar no bolso e acabar afastando os compradores. Segundo o Carbuzz, por se tratar de um pedido de registro recente, também não há expectativa para o lançamento da tecnologia no curto prazo.
É esperado que a novidade chegue apenas nos próximos carros elétricos de última geração da BMW, como os futuros SUVs XM e iX. A carroceria maior também deve facilitar a instalação dos módulos.
Imagem principal: BMW/Divulgação
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