Embraer revela dois conceitos de aeronaves sustentáveis

O Energia Hybrid e o Energia H2 Fuel Cell estarão prontos para operar comercialmente até 2035
Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 06/12/2022 08h55, atualizada em 06/12/2022 19h39
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No ano passado, a Embraer, fabricante brasileira de aeronaves comerciais e militares, começou a apresentar conceitos de aviões que usam apenas energia limpa e sistemas de propulsão sustentáveis. Com 2022 chegando ao fim, a empresa acaba de revelar duas novidades sobre essa nova linha, que ganhou o nome de ‘Energia’.

Os novos aviões — o Energia Hybrid e o Energia H2 Fuel Cell —, terão versões com 19 e 30 lugares e, segundo a companhia, estarão prontos para operar comercialmente até 2035.

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Como o nome indica, o primeiro terá propulsão híbrida-elétrica, contribuindo para “reduções drásticas nas emissões de carbono”. Mesmo abastecido com combustível de aviação convencional, a queda nas emissões é estimada em 30%.

Além disso, a combinação com motores elétricos também faz o nível de ruído gerado pelo avião cair em 60%, destaca a Embraer.

Energia Hybrid. Imagem: Embraer/Divulgação

O Energia H2 Fuel Cell, por sua vez, será mais avançado. A aeronave virá equipada com células de combustível de alta potência e tanques de hidrogênio líquido. Uma abordagem que também está nos planos de outras gigantes do ramo como a Airbus.

Este conceito oferecerá o máximo de benefícios, com zero emissões e redução de ruído “em até 70%”. A única desvantagem é que as propulsões baseadas em hidrogênio vão impactar no alcance da aeronave, que fica na faixa de 370 km (ou 200 milhas náuticas), enquanto o primeiro modelo, o Energia Hybrid, pode viajar por até 926 km. Também levará mais tempo até o conceito se desenvolver.

Energia H2 Fuel Cell. Imagem: Embraer/Divulgação

Por outro lado, o sistema híbrido já está sendo usado em algumas aeronaves existentes, portanto, levará “menos de dez anos” para se firmar no mercado, acrescenta a Embraer.

De todos os conceitos da família ‘Energia’, a dupla é a que tem potencial para sair do papel mais cedo, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, que também reforçou que o importante é eventualmente atingir a meta de emissões zero.

Imagem principal: Embraer/Divulgação

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.