A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (9) a compra da Lumenisity, startup britânica que desenvolve cabos do tipo hollow core fiber (HCF, ou fibra de núcleo oco, em português) primariamente para data centers e ISPs.

Segundo a Microsoft, a aquisição – cujos detalhes não foram divulgados – irá “expandir [sua] habilidade de otimizar ainda mais sua infraestrutura global” e “servir à plataforma em nuvem da Microsoft e atender clientes com requisitos rígidos de latência e segurança“.

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Os cabos HCF combinam fundamentalmente fibra ótica e cabo coaxial. Eles existem desde os anos 1990, mas o que Lumenisity tem é um design proprietário com canal central cheio de ar cercado por um anel de tubos de vidro. A ideia é que a luz pode viajar mais rápido pelo ar do que pelo vidro.

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Em teste com a Comcast em abril, um único fio do Lumenisity HCF foi supostamente capaz de fornecer taxas de tráfego que variam de 10 Gbps a 400 Gbps.

“O HCF pode oferecer benefícios em ampla gama de setores, incluindo assistência médica, serviços financeiros, manufatura, varejo e governo”, escreveu Girish Bablani, CVP do negócio Azure Core da Microsoft, em post de blog.

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“Para o setor público, o HCF pode fornecer segurança aprimorada e detecção de intrusão para governos federais e locais em todo o mundo. Na área da saúde, como o HCF pode acomodar o tamanho e o volume de grandes conjuntos de dados, ajudar a acelerar a recuperação de imagens médicas, facilitando a capacidade dos provedores de ingerir, persistir e compartilhar dados de imagens médicas na nuvem. E com a ascensão da economia digital, a HCF pode ajudar as instituições financeiras internacionais que buscam transações rápidas e seguras em ampla região geográfica.”

A Lumenisity foi fundada em 2017 como desdobramento do Centro de Pesquisa em Optoeletrônica da Universidade de Southampton para comercializar pesquisas em HCF.

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Representação da tecnologia HCF (Imagem: Divulgação/Lumenisity)

Antes da aquisição, a startup levantou em torno de US$ 15,35 milhões em várias rodadas de financiamento de investidores, incluindo o Business Growth Fund e a Parkwalk Advisors.

A Lumenisity afirma que suas fibras são implantadas em redes de clientes “com os maiores vãos já relatados utilizando a tecnologia HCF”. Além da Comcast, a operadora britânica BT recentemente testou a tecnologia da Lumenisity, que a BT afirmou na época ter o potencial de reduzir a latência em até 50% em comparação com a fibra tradicional.

A empresa de infraestrutura euNetworks também está testando o cabo Lumenisity para atender à Bolsa de Valores de Londres.

No início deste mês, a Lumenisity concluiu a construção de uma instalação de fabricação de HCF em Romsey, no Reino Unido, que a empresa diz que permitirá a produção “em escala” de sua tecnologia HCF no futuro.

Com informações de TechCrunch

Imagem destacada: The Art of Pics/Shutterstock

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