A empresa Stellar Frontiers, do Reino Unido, tem como missão ser uma ponte entre pessoas normais que querem ir para o espaço e empresas privadas que realizam voos espaciais. Entretanto ela cometeu uma gafe que para muitos foi hilária. A empresa postou no site uma foto do foguete Northrop Grumman Antares explodindo. E a legenda entrega ainda mais o erro que eles cometeram. Eles anunciaram a imagem do lançamento como o foguete Starship, que ainda está em desenvolvimento.

A gafe foi percebida pela primeira vez pelo redator sênior da SpaceNews, Jeff Foust. Ele publicou em seu Twitter que isso era ruim para a empresa. “Se vou escolher minha própria aventura espacial, ela não envolverá a explosão de um foguete Antares.” e ainda acrescentou “Além disso, tenha cuidado com as empresas de turismo espacial que pensam que o foguete explodindo é a nave estelar da SpaceX. (Afinal, há muitas imagens de Starships reais explodindo.)”

publicidade

A nave Starship a qual a Stellar Frontiers acredita se tratar a foto, é um foguete desenvolvido pela iniciativa privada. Ela está sendo desenvolvida pela empresa SpaceX do bilionário Elon Musk e tem como objetivo transportar astronautas para a Lua, Marte e outros lugares do espaço profundo. O primeiro voo da espaçonave, até então, está programado para acontecer esse mês e levará foguete para a órbita terrestre. Então é impossível que a foto seja dela. 

Leia mais:

publicidade

A explosão da Antares

A Antares que realmente está na foto, na verdade é da agência espacial norte-americana, e não da empresa do Elon Musk. A explosão diz respeito a uma missão a oito anos atrás. A NASA pretendia enviar suprimentos para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) em 28 de outubro de 2014. Momentos depois após seu lançamento a nave explodiu junto com sua carga.

Apesar de ser impressionante, a imagem pode afastar possíveis turistas. O lançamento de um foguete exige muito planejamento e atenção, e uma imagem errada de um foguete explodindo pode não ser tão inspiradora para que as pessoas encarem uma viagem espacial. Apesar disso, a Stellar Frontiers ainda não se pronunciou sobre o acontecimento.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!