Novo mega aeroporto transportará 185 milhões de passageiros até 2050

Nomeado de "aerotrópolis", projeto quer ser referência em construção sustentável
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 12/12/2022 17h05, atualizada em 12/12/2022 17h43
Aeroporto King
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O próximo grande investimento da Arábia Saudita é um imenso aeroporto que será construído na capital do país, Riad, com seis pistas em 57 quilômetros quadrados de extensão.

Atualmente, a Arábia Saudita já tem o maior aeroporto do mundo, o Aeroporto Internacional de King Fahd, em Dammam.

Leia mais:

O projeto nomeado de “aerotrópolis” vem de uma competição internacional para construção do Aeroporto Internacional de King Salman, que será realizado pelos arquitetos da Foster + Partners. A intenção do projeto é torná-lo um centro cultural de turismo, logística e comercial. 

King Salman será construído sobre o atual Aeroporto Internacional King Khalid, e a ideia do projeto é que ele receba cerca de 120 milhões de passageiros até 2030 e 185 milhões até 2050, transportando 3,5 milhões de toneladas ao ano. 

A Foster + Partners menciona que a ideia é transformar o atual King Khalid em um aeroporto sustentável, tornando-o referência em construção. O projeto contará com energia renovável e certificação de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED, na sigla em inglês).

“Com a sustentabilidade em seu núcleo, o novo aeroporto alcançará a certificação LEED Platinum, incorporando iniciativas verdes de ponta em seu design e será alimentado por energia renovável”, disse a empresa em comunicado.

Aeroporto de Kansas será o primeiro a ter carregamento sem fio para ônibus elétricos

Nos últimos tempos, fala-se a esmo sobre a eletrificação de aeronaves, mas pouco sobre como tornar mais sustentável os veículos de aeroporto operacionais, como aqueles de manutenção e gerenciamento do espaço ou mesmo vans de traslado para hotéis. Nesse sentido, o Aeroporto Internacional de Kansas City, no meio-oeste dos Estados Unidos, deu um passo pioneiro: a instalação de um sistema de carregamento sem fio para ônibus elétricos.

O sistema, que integra a construção de um novo terminal no aeroporto (a renderização em 3D do futuro terminal no detalhe da imagem principal), deve entrar em operação no início de 2023.

Para mais informações leia a matéria completa

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.