Fim da jornada! Nave da Artemis 1 chega em porto para ser estudada

Assim que a sonda chegar ao KSC, os membros da equipe Artemis 1 farão uma análise completa para avaliar o estado físico da espaçonave
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 14/12/2022 21h00
sonda-artemis-nasa
Imagem: Chegada da sonda Orion ao porto de San Diego, na Califórnia. Créditos: NASA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A sonda Orion, da missão Artemis 1, promovida pela NASA, retornou à Terra no último domingo. Agora, o módulo chegou na Base Naval de San Diego, na Califórnia, foi o alvo final da espaçonave. Um navio de recuperação da Marinha dos Estados Unidos foi responsável pelo transporte em sua última etapa.

Segundo um comunicado emitido no Twitter, pelo Centro Espacial Kennedy (KSC), a aeronave seguirá para Portland e, em seguida, será encaminhada por via terrestre KSC, da NASA, localizada na Flórida. Essa viagem da Orion configura um verdadeiro retorno para casa, já que a cápsula partiu do KSC, para concretizar a missão Artemis 1, no dia 16 de novembro.

Leia mais:

Assim que Orion chegar ao KSC, os membros da equipe Artemis 1 farão uma análise completa para avaliar o estado físico da espaçonave e dos seus muitos subsistemas. A intenção é analisar como as estruturas se comportam no Espaço profundo e durante a viagem de retorno pela atmosfera da Terra.

Os técnicos também removerão algum hardware da cápsula para processamento e reutilização na missão Artemis 2, próxima do programa Artemis de exploração lunar da NASA, que pretende levar astronautas para a Lua e está programada para acontecer em 2024. Se essa nova empreitada ocorrer conforme o planejado, a missão Artemis 3 terá como objetivo permitir que os astronautas pisem novamente na superfície lunar.

sonda-artemis-nasa
Imagem: Chegada da sonda Orion ao porto de San Diego, na Califórnia. Créditos: NASA

A NASA pretende construir uma base de pesquisa no polo sul da Lua, que se acredita abrigar muito gelo de água. Além do programa Artemis, a agência espacial norte-americana também pretende construir uma pequena estação espacial na órbita lunar chamada de Gateway, que servirá como um ponto de partida para missões à superfície, tripuladas e não tripuladas. A expectativa é que os primeiros componentes dessa estação sejam lançados no final de 2024, em um foguete Falcon Heavy da SpaceX.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.