Nesta sexta-feira (1º), acontece o “ensaio molhado” do megafoguete Space Launch System (SLS), que será usado na missão Artemis-1, a primeira do programa da Nasa dedicado a levar astronautas novamente para a Lua. O teste, crucial para o lançamento do veículo, deve se estender até o domingo (3).

Tal procedimento serve para demonstrar a capacidade da equipe de carregar combustível criogênico no foguete, realizar uma contagem regressiva para decolagem e praticar a remoção segura de propelentes (ou seja, “esvaziar o tanque” do foguete) na plataforma de lançamento.

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Esse tipo de “ensaio molhado”, que é a linguagem dos voos espaciais para testes finais de pré-lançamento, é geralmente aberto ao público e à mídia especializada. Ocorre que, pela primeira vez, a Nasa decidiu realizar o feito sem a presença da imprensa, o que irritou os repórteres encarregados de cobrir a agência. 

“Nunca na história dos voos espaciais tripulados dos EUA a imprensa ou o público ficaram tão no escuro sobre um novo veículo da Nasa”, twittou Steven Young, editor do site Spaceflight Now.

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Young também observou que, mesmo com a data se aproximando, “a Nasa ainda está trabalhando em uma contagem regressiva para divulgar à imprensa e ao público”, contrastando o sigilo com o livre acesso concedido durante o desenvolvimento do programa dos ônibus espaciais.

De acordo com um comunicado emitido por Tom Whitmeyer, administrador adjunto de desenvolvimento do sistema de exploração espacial da agência, a presença de público e da imprensa no pré-lançamento do SLS poderia comprometer a segurança militar do evento. 

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Segundo o jornal The New York Times, Joey Roulette, Whitmeyer ainda disse que a Nasa não forneceu nenhuma informação adicional sobre o ensaio molhado porque poderia “inadvertidamente dar uma indicação sobre características específicas das operações”.

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Michael Baylor, do site NASASpaceflight, disse que a desculpa da agência é “total BS” – algo como “conversa pra boi dormir”. “É padrão da indústria transmitir o loop principal de contagem regressiva”, twittou Baylor. “Praticamente todos os fornecedores de lançamento dos EUA fazem isso”.

Até agora, a agência não parece ter revertido sua decisão antes do evento de sexta-feira, e as informações à imprensa parecem que vão ficar restritas ao que foi dito na coletiva de imprensa concedida na terça-feira (29) para falar sobre o ensaio molhado. 

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