Na manhã de sexta-feira um foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou levando junto consigo o Surface Water and Ocean Topography (SWOT). A espaçonave é um satélite que vai monitorar a água do planeta e alertar sobre as consequências das mudanças climáticas. O satélite é uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Francesa. 

Ao longo dos quase vinte anos de desenvolvimento do satélite, a França e os Estados Unidos também contaram com contribuições das agências espaciais inglesa e canadense. O foguete foi lançado da base Vandenberg Space Force Base, na Califórnia, a 260 quilômetros de Los Angeles e o SWOT já está orbitando a Terra a cerca de 850 quilômetros da superfície.

publicidade

Leia mais:

A missão do SWOT

O objetivo do satélite é mapear e fazer medições dos oceanos, rios e outros corpos de água. O SWOT vai cobrir superfícies aquáticas de 90% do planeta, entre 78º Norte e 78° Sul, mapeando todos os pontos dessa área pelo menos duas vezes a cada 21 dias. O radar do satélite trabalha na frequência Ka de microondas. Isso permite que sua observação atravesse nuvens e a escuridão, além de fazer um mapeamento bidimensional.

publicidade

A missão, que durará três anos, se for bem sucedida coletará dados que aprimorarão os modelos de circulação oceânica e reforçará as previsões meteorológicas e climáticas, além de monitorar e ajudar a gerenciar os recursos hídricos de regiões mais secas.

Nas previsões climáticas, o SWOT pretende monitorar as absorções de calor e dióxido de carbono do oceano. Segundo pesquisadores, os mares são responsáveis por pelo menos 90% da absorção do excesso de calor e dos gases do efeito estufa, ajudando a reduzir as mudanças climáticas. Os dados do SWOT podem mostrar quando o oceano para de absorver esse calor e passa a liberá-lo, através da medição na elevação da superfície da água.

publicidade

Além disso, o satélite SWOT vai observar as consequências do aumento do nível do mar nas áreas costeiras e fazer um inventário de lagos do planeta. Esse levantamento elevará o número desses corpos de água de milhares para milhões. O satélite deve começar suas observações e liberar os dados ao longo dos próximos meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!