Neste sábado (1º), a NASA comemora 64 anos de funcionamento. A agência espacial americana foi fundada em 1º de outubro de 1958, durante a Guerra Fria, em meio à bipolarização mundial entre os EUA e a então União Soviética, que travavam um conflito militar, ideológico e político.

Após o país rival promover os lançamentos do Sputnik 1, primeiro satélite artificial, e do Sputnik 2, em que a cadela Laika foi enviada como o primeiro ser vivo a ir ao espaço, a resposta americana foi a criação da NASA, com o desenvolvimento de missões e programas espaciais ambiciosos.

A agência já falou sobre a data de hoje em sua conta no Twitter: ” Você diz que é seu aniversário? É nosso aniversário também, sim! A NASA foi fundada em 1º de outubro de 1958. Em 1º de outubro de 2001, o Hubble tirou esta foto de uma galáxia a 50 milhões de anos-luz de distância,” disse o perfil no tweet abaixo.

Em seguida, a NASA apresentou uma ferramenta em que é possível pesquisar datas para ver o Hubble fotografou. Assim, é possível visualizar o que o telescópio já fotografou no dia do seu aniversário. Acesse a ferramenta aqui.

publicidade

Programas e missões espaciais da NASA

Entre os muitos programas e missões espaciais da aniversariante do dia, merece destaque o Apollo, terceiro projeto desenvolvido pela agência, que tinha o objetivo de explorar a Lua. Entre missões tripuladas e não tripuladas do programa, em 1969, o astronauta Neil Armstrong, comandante da nave Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar na superfície lunar.

E é importante lembrar que a NASA pretende voltar a levar astronautas à Lua, por meio do programa Artemis, que promete fazer a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pôr os pés no nosso satélite natural. Inclusive, a NASA anunciou nesta sexta-feira (30) uma nova janela de lançamento para o programa Artemis 1.

Estação Espacial Internacional é resultado do esforço de vários países, mas a construção e o lançamento foram coordenados pela Nasa, que ainda mantêm a participação mais ativa na manutenção e monitoramento do laboratório que orbita o nosso planeta.

Leia mais:

Outro projeto importante da agência americana é o telescópio Hubble, que está no espaço desde 1990, funcionando como uma ferramenta fundamental para captação de imagens para estudos do universo.

Mas no dia de Natal de 2021, outro telescópio espacial, o James Webb, um projeto liderado pela NASA em parceria com as agências espaciais europeia e canadense, foi lançado. Missão mais cara da história da agência espacial, com gastos superiores a R$ 56 bilhões, o objetivo é que o telescópio reúna observações do universo, que vão do surgimento das primeiras estrelas há 13,5 bilhões de anos até a atmosfera de exoplanetas. O observatório é especialista na coleta de luz infravermelha, o que ajudará os astrônomos a estudar os primórdios do universo.

O programa “Mars Exploration Rovers”, de exploração do planeta Marte, também faz parte dessa longa história da NASA, com o lançamento e a administração de robôs e helicópteros responsáveis por pesquisar o Planeta Vermelho.

Além disso, os últimos dias foram marcados por imagens da colisão da missão DART, da NASA, com o asteroide Dimorphos, que finalmente aconteceu, gerando um momento histórico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!