Maior complexo de radiotelescópios do mundo volta a funcionar após ataque hacker

Quase 50 dias depois do ciberataque, o ALMA (considerado o complexo de radiotelescópios mais poderoso do mundo) está recuperado
Flavia Correia20/12/2022 17h39, atualizada em 21/12/2022 20h35
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Localizado no Chile, o Atacama Large Millimeter/submillimeter (ALMA), considerado o maior complexo de radiotelescópios em operação do mundo, sofreu um ataque hacker no dia 29 de outubro, conforme noticiado pelo Olhar Digital.

Maior rede de radiotelescópios do mundo, o ALMA, no Chile, sofreu um ataque hacker no fim de outubro. Imagem: ALMA – Divulgação

Na última sexta-feira (16), 48 dias depois de suspender as observações devido ao ciberataque, ele voltou a operar normalmente. 

Segundo o site Phys.org, a equipe de segurança cibernética trabalhou cuidadosamente para reconstruir os servidores e serviços afetados do sistema, tomando contramedidas para evitar perdas e danos aos dados científicos e à infraestrutura de TI.

“O desafio era restaurar com segurança todos os sistemas de comunicação e computadores o mais rápido possível. Estabelecemos um plano agressivo que exigia coordenação com os parceiros do ALMA em todo o mundo”, explica Jorge Ibsen, chefe do Departamento de Computação do complexo. 

Segundo Ibsen, “graças ao envolvimento ativo de todos na parceria em todo o mundo, especialmente a equipe de Computação, Engenharia e Operações Científicas e os especialistas em segurança cibernética do Observatório Europeu do Sul (ESO), do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e do Observatório Nacional de Radioastronomia (NRAO), nos EUA, conseguimos fazer como planejado”.

Leia mais:

Nas próximas semanas, o foco será a recuperação de infraestruturas e sistemas de teste, como o site do ALMA e outros serviços, o que deve permitir a recuperação de todas as funcionalidades existentes antes do ataque hacker.

“É fantástico voltar a fazer observações científicas mais uma vez”, declarou o diretor do ALMA, Sean Dougherty. “Tem sido um enorme desafio reconstruir nossos sistemas para voltar a observar com segurança. Obrigado a todos da TI e a toda a parceria ALMA por alcançarem este marco impressionante”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.