Além da nova versão do seu carro elétrico ES8, que será chegará ao mercado local em junho de 2023, a montadora chinesa Nio apresentou várias novidades em seu evento Nio Day 2022 no sábado (24), entre elas um carregador ultra rápido de 500 kW.

Com esse carregador, é possível chegar a 80% da carga da bateria de um carro elétrico compatível em apenas 12 minutos. Segundo William Li, fundador e CEO da Nio, o novo carregador de 500 kW, assim como o resto da rede de carregamento da empresa, poderá ser usado por veículos de outras marcas.

Leia mais:

Assim, mesmo que não sejam como os carros elétricos da Nio, que podem trocar de bateria sozinhos nas estações da marca, os outros carros também podem aproveitar da tecnologia de carregamento ultra rápido da montadora.

publicidade

No evento, a Nio também apresentou a terceira geração das suas estações para troca de baterias, que assim como o carregador, deve entrar em operação em março do próximo ano. Vale citar que a empresa já tem uma vasta experiência nesse mercado. Entre as versões 1.0 e 2.0, a Nio atualmente opera 1.284 postos de troca de bateria e 2.239 estações de carregamento na China.

Carregador de 500 kW pode ser usado por carros de outras marcas

Carregador de 500 kW da Nio
Carregador de 500 kW da Nio / Divulgação: Nio

Segundo a Nio, o carregador de 500 kW consegue carregar até 80% da carga da bateria de um carro elétrico da plataforma 800 V em 12 minutos, mas se o carro for de 400 V, vai demorar um pouco mais, em 20 minutos.

Detalhe da tela de 15,6 do novo carregador da Nio
Detalhe da tela de 15,6 do novo carregador da Nio / Divulgação: Nio

O carregador usa a tecnologia de resfriamento líquido da Nio, e assim o cabo fica mais leve, e pode ser operado facilmente com uma mão. Além disso, outro detalhe interessante que não podemos deixar de citar é a sua tela de 15,6 polegadas.

Estação de troca de baterias Power Swap 3.0

Como citamos, o carregador de 500 kW da Nio não foi apresentado sozinho, e chegou com uma nova estação de trocas de baterias que faz o procedimento até 20% mais rápido que a sua antecessora. A Power Swap 3.0 tem 21 packs de baterias, com capacidade para até 408 trocas por dia.

Power Swap 3.0 conta com scanners LiDAR
Power Swap 3.0 conta com scanners LiDAR / Divulgação: Nio

O detalhe interessante é que a própria estação tem dois lasers LiDAR e dois processadores Orin X da Nvidia. Assim, estamos falando de uma estação de carregamento com poder de processamento de 508 TOPS (trilhões de operações por segundo).

Via CNev e ArenaEV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!