Um dos programas mais competentes e antigos da Microsoft é o Bloco de Notas e ele deve ficar ainda mais completo em breve. É o que revelou, sem querer (ou não), um gerente sênior de produto da empresa ao publicar em sua rede social uma imagem deste software rodando com duas abas na mesma janela, junto da opção de adicionar outras.

A imagem abaixo mostra o que seria uma versão de testes do próprio Bloco de Notas, em tema escuro e com um alerta em vermelho bem visível, dizendo “não faça capturas de tela e nem discuta recursos”. Foi o que aconteceu com um funcionário quando ele fez exatamente isso e ainda disse no Twitter: “Bloco de Notas no Windows 11 agora tem abas!”

Leia mais:

Bloco de Notas em testes no Windows 11 (Imagem: reprodução/The Verge)
Bloco de Notas em testes no Windows 11 (Imagem: reprodução/The Verge)

Não contente em fazer exatamente o que o próprio programa diz para não fazer, ele ainda colocou um emoji de alto-falante ao lado. O funcionário excluiu a postagem no Twitter, mas o estrago já está feito. Este, se confirmado, será o primeiro programa da Microsoft com suporte para as abas, após a chegada delas no Explorador de Arquivos do Windows 11.

publicidade

Abas do Bloco de Notas estão em teste interno

Ainda sobre a imagem publicada, ela deixa bem claro que o recurso de abas está funcionando normalmente no Bloco de Notas, pois em uma delas o título do texto é “Aba 1 em meu arquivo do Bloco de Notas”, enquanto a segunda diz “Aba 2 – outro arquivo”. Com isso o usuário prova que abriu dois documentos diferentes dentro da mesma janela ativa e dividiu o conteúdo em áreas dedicadas.

A imagem deixa claro que testes das abas no Bloco de Notas estão acontecendo neste momento e por enquanto eles são fechados. Se tudo der certo e o programa não apresentar bugs, o caminho natural do recurso é aparecer em alguma versão do Windows 11 para os Insiders – programa de usuários que voluntariamente testam ferramentas e softwares da empresa antes de seu lançamento.

Depois disso, se tudo correr como o previsto, o Bloco de Notas do Windows 11 deve receber o suporte para abas em uma versão futura e que será entregue para todos.

Via: The Verge.

Imagem destacada: Imagem: sdx15/ shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!