Muitas reuniões, festinhas e encontros acontecem em dezembro entre colegas de trabalho, vizinhos, amigos e familiares. Esta semana, os planetas do Sistema Solar também farão sua “confraternização de fim de ano”, e você pode acompanhar em tempo real esse “alinhamento”.

Visão do Céu às 19h12 (pelo horário de Brasília) desta quarta-feira (28) para um observador em São Paulo. Em laranja, a Linha da Eclíptica que marca o plano onde todos os planetas orbitam. Ela é uma reta, mas aparece curva porque essa imagem é uma projeção planificada da abóboda celeste. Imagem: Stellarium

Isso significa que todos os planetas da nossa vizinhança estarão presentes no céu em um alinhamento aparente – apenas sob a perspectiva de observações aqui da Terra – ocasionado em razão de os planetas estarem todos no plano da eclíptica.

publicidade

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão todos atualmente visíveis simultaneamente a olho nu. Os dois planetas mais distantes, Urano e Netuno, podem ser observados com binóculos ou um telescópio.

Nesta quarta-feira (28), para celebrar esta excelente oportunidade de observação astronômica, o Projeto Telescópio Virtual, um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, fará uma transmissão ao vivo, que tem início a partir das 13h (pelo horário de Brasília).

publicidade

Gianluca Masi, astrônomo do projeto, diz que, embora a ocorrência de todos os outros planetas visíveis não seja algo tão raro, ela contribui para uma impressionante oportunidade de observação do céu. “Isso acontece de vez em quando, mas é sempre uma visão espetacular”, disse ele ao site Newsweek.

Esse evento ocorre aproximadamente a cada um a dois anos, em média. Em junho de 2022, os observadores do céu foram presenteados com cinco planetas – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – dispostos em um alinhamento raro, como não ocorria desde 1864.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da BRAMON, logo após o pôr do Sol, Vênus e Mercúrio estarão muito próximos no horizonte oeste. 

publicidade

“Saturno, também aparecerá a oeste, mas um pouco mais alto, e Júpiter, ainda mais acima, próximo à Lua. Marte estará a nordeste, próximo à estrela Aldebaran, a mais brilhante da Constelação de Touro”, explica Zurita.

Segundo ele, Vênus e Mercúrio poderão ser vistos por poucos minutos, se pondo por volta das 20h. Saturno estará acima do horizonte até às 21h45, enquanto a Lua até às 23h30 e Júpiter até às 23h45. Já Marte ficará visível por quase toda a noite, se pondo por volta das 3h20 da madrugada de quinta-feira (29). 

Lembrando que todos os horários têm como referência o fuso de Brasília e consideram  um observador baseado em São Paulo, podendo ter variações dependendo do local onde se estiver.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!