A próxima geração de sensores de imagem para câmeras de smartphones da Samsung terá um objetivo um pouco mais complexo do que simplesmente melhorar a qualidade das imagens capturadas: os próximos chips ISOCELL da fabricante coreana visarão oferecer recursos avançados para vídeos.

Capturar uma imagem estática é bem mais simples do que um vídeo. Enquanto uma fotografia é apenas um quadro, um vídeo precisa juntar pelo menos 30 quadros em um único segundo. Assim, a tarefa de gravar vídeo com imagens de alta qualidade é um desafio muito maior para pesquisadores que trabalham com sensores de câmeras.

publicidade

Leia mais:

ISOCELL HPX: Samsung lança novo sensor de 200 MP para câmeras de smartphones
Chinês desmonta o Xiaomi 12S Ultra e mostra o tamanho massivo da câmera
Conheça detalhes sobre o sensor de câmera Sony IMX800

publicidade

Atualmente, funcionalidades como HDR fotografam duas imagens em condições extremas – baixa e alta exposição – e juntam em uma única imagem para o resultado final demonstrado ao usuário. Isso funciona bem para fotos, mas para vídeos o desafio é maior: como um segundo de um vídeo a 30 quadros exige 30 imagens, o uso do HDR dobra essa necessidade, e 60 imagens precisariam ser capturadas e fundidas para formar um vídeo a 30 FPS, o que exige muito mais da câmera e do próprio celular.

Como o próximo sensor de imagem da Samsung vai melhorar qualidade de vídeos

O plano da Samsung para melhorar a qualidade da imagem de vídeo dos smartphones do futuro envolve uma nanoestrutura altamente refrativa que atua entre os filtros de cores e os pixels, permitindo o uso da luz dos pixels adjacentes a um nível elevado, o que, de acordo com a coreana, já ofereceria melhora para os vídeos.

publicidade

Outro truque que será adotado pelos futuros sensores ISOCELL é o uso de HDR 16-bit para aumentar o alcance dinâmico dos vídeos – os modelos atuais usam HDR de 12-bit, que oferece melhorias dependendo da luminosidade, mas, segundo a própria Samsung, não é o suficiente.

Por fim, o uso de sensores Time of Flight de profundidade integrados ao processamento de imagens para reduzir o consumo de potência do smartphone e evitar que ele aqueça demais. Esses sensores, que fazem o processamento de profundidade por conta própria, também oferecem vídeo em melhor qualidade mesmo em situações de baixa iluminação, padrões repetidos e também objetos mais estreitos.

publicidade

Quando veremos esses novos sensores nas câmeras de smartphones?

Não será na linha Galaxy S23, que deve ser apresentada no começo de fevereiro de 2023. Os novos sensores ISOCELL da Samsung com melhorias para vídeos ficarão apenas para 2024, de acordo com um post feito no site oficial da empresa.

Portanto, é provável que os recursos estejam entre os grandes atrativos de alguma das futuras gerações de smartphones top de linha da Samsung – talvez o Galaxy S24, ou o Galaxy S25.

Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!