Em setembro do ano passado, Elon Musk revelou que a SpaceX pretende lançar 100 foguetes em 2023. Se essa meta será cumprida, só saberemos em dezembro – mas, de qualquer forma, o primeiro desses lançamentos já está programado para esta terça-feira (3).

Um foguete Falcon 9 posicionado um uma plataforma de lançamento da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Imagem: Guy In Utah – Shutterstock

Com o intuito de colocar 114 satélites diferentes em órbita, um foguete Falcon 9 vai conduzir a épica missão compartilhada Transporter-6, decolando às 11h56 da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. (Todos os horários aqui mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

publicidade

Você pode assistir ao lançamento ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube, a partir das 11h45.

Saiba mais sobre a primeira missão do ano da SpaceX

Entre os 114 satélites a bordo do foguete, a missão Transporter-6 lançará o EOS SAT-1 para EOS Data Analytics (EOSDA). Esse é o primeiro de sete satélites focados na agricultura para a nova constelação da empresa. 

publicidade

De acordo com a linha do tempo anunciada pela SpaceX, o EOS SAT-1 será o último dos 114 satélites a ser implantados durante a missão Transporter-6.

“Este lançamento traz novas possibilidades revolucionárias de tecnologias de satélite para a indústria agrícola. A EOSDA agora trabalhará com conjuntos de dados proprietários para fornecer insights ainda mais profundos e precisos para seus clientes e parceiros”, disse o CEO da EOSDA, Artiom Anisimov, em comunicado.

publicidade

Segundo ele, o EOS SAT-1 foi projetado para examinar 1 milhão de quilômetros quadrados diariamente usando 11 bandas de luz. Espera-se que analisar a saúde das culturas agrícolas dessa maneira permita que os agricultores personalizem melhor seus cuidados com as lavouras e reduzam as emissões de dióxido de carbono, o consumo de energia e o uso de água, entre outros benefícios.

Engenheiros preparam o satélite EOSDA EOS SAT-1 (o primeiro satélite analítico focado na agricultura em uma constelação de 7 espaçonaves) para o lançamento. Imagem: EOSDA

De acordo com o site Space.com, a frota completa da EOS SAT, quando estiver pronta por volta de 2025, terá como objetivo olhar para 12 milhões de quilômetros quadrados todos os dias, o que é cerca de um terço a mais do que a área equivalente dos EUA

publicidade

Os sete satélites, construídos pela Dragonfly Aerospace, visam atingir 100% dos países “com as maiores áreas de terras agrícolas e florestais”, acrescentou o comunicado da EOSDA.

Leia mais:

A SpaceX não informou a descrição completa da carga da missão Transporter-6 em seu site. A primeira missão da série, Transporter-1, lançou um recorde de 143 satélites, em 24 de janeiro de 2021.

Este será o 200º lançamento na contagem geral da empresa, e o foguete Falcon 9 que será usado no tem um primeiro estágio que está fazendo seu 15º voo. O propulsor lançou anteriormente a missão de carona Transporter-2 da SpaceX, três voos comerciais por satélite e 10 missões de satélite Starlink.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!