Há tempos, o ser humano convive com os diversos tipos de câncer. Muitos especialistas, com o passar dos anos, trazem o que deve e pode ser feito para mitigar as chances de a doença surgir.

  • O Instituto Nacional do Câncer estima que 700 mil novos diagnósticos de tumores cancerígenos serão realizados em 2023;
  • Já existem ao menos 200 tipos de câncer catalogados;
  • Suas causas vão desde hábitos de vida a características genéticas.

Quando se fala de fatores de risco, ou seja, aqueles que não são genéticos, os mais comuns são tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, alimentação ruim, entre outros. Há também os fatores que têm a ver com o ambiente, como a exposição a agrotóxicos e inseticidas.

Leia mais:

“Apesar de as causas variarem e cada paciente ter histórico de saúde específico, as pesquisas já relacionaram alguns hábitos de vida como fatores de maior risco para o desenvolvimento de cânceres.”

Janyara Teixeira, oncologista da Rede D’Or

Em entrevista ao Metrópoles, os oncologistas Janyara Teixeira e Anderson Silvestrini elencaram alguns hábitos que podem ajudar a evitar o surgimento do câncer.

publicidade

Não fumar: Silvestrini diz que 30% de mortes por câncer estão ligadas ao fumo; assim, o ideal é largar o hábito ou sequer começá-lo. O cigarro também pode causar, além do câncer de pulmão, problemas no esôfago, cabeça, pescoço e bexiga.

Alimentação saudável: Teixeira, por sua vez, alerta que comer frutas, legumes e outros alimentos saudáveis, bem como evitar carnes processadas (presunto, salsicha, etc.), mantendo alimentação balanceada, é importante para evitar o câncer.

Peso adequado: Além de acarretarem inúmeros outros problemas, o sobrepeso e a obesidade também contribuem para o surgimento de câncer. Sendo assim, manter-se dentro de seu peso ideal e realizar atividades físicas são fatores cruciais.

“É importante manter o peso dentro dos limites recomendados de Índice de Massa Corporal (IMC). O limite considerado saudável para adultos é IMC de 18,5 a 24,9 kg/m².”

Janyara Teixeira, oncologista da Rede D’Or

Filtro solar: No Brasil, o tipo de câncer mais comum é o de pele. “Usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nas horas de maior incidência diminui o risco do câncer melanoma e não-melanoma“, afirma Silvestrini. Ainda, chapéu, camisa de manga longa e abrigar-se em locais de incidência direta dos raios solares são importantes.

Exames preventivos: Da mesma maneira que a prevenção por meio de hábitos é importante, a realização de exames também é crucial. Eles são uma espécie de prevenção secundária. Se encontrarem os tumores no estágio inicial, as chances de tratamento são maiores.

Três desses exames são fundamentais: o Papanicolau, que encontra possíveis inflamações no colo do útero; a mamografia, que, a partir dos 40 anos, sendo realizada a cada um ou dois anos, faz com que as chances da aparição do câncer de mama caiam em 20%; o câncer de intestino, por sua vez, pode ser evitado entre 20% e 30% com a realização periódica do exame de colonoscopia.

Com informações de Metrópoles

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!