China pisará na Lua em voo tripulado

A China pretende fazer um pouso tripulado na Lua até o final da década, mas esses não são os únicos planos da exploração espacial chinesa
Por Mateus Dias, editado por André Lucena 04/01/2023 22h00
china-lua-minerio-missao-espacial
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A China planeja enviar astronautas à Lua até o final da década. Um vídeo divulgado pela China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) mostra como isso pode acontecer e como serão as espaçonaves tripuladas e os aterrissadores lunares da próxima geração da China.

A exibição feita no dia 20 de dezembro de 2022 e transmitida pela China Central Television (CCTV) detalhou a espaçonave tripulada de última geração e o módulo lunar da agência espacial chinesa, a CNSA. A palestra foi feita por Wu Yansheng, presidente da CASC, principal prestadora de serviços para o programa espacial chines. 

Leia mais:

Na apresentação, animações das espaçonaves são mostradas aterrissando na Lua e logo em seguida a bandeira da China é plantada na superfície lunar.

A CASC já é conhecida por estar trabalhando para fazer com que um pouso lunar aconteça. Além disso, outros especialistas em espaço, apontam que uma missão à Lua de curto prazo seria possível antes de 2030.

Programa espacial chinês

A China bateu recordes de lançamentos em 2022 e finalizou a Estação Espacial Tiangong na órbita baixa terrestre. No entanto, os planos da China não param por ai.

O país tem desenvolvido uma nova geração de foguetes espaciais para lançamento de um novo modelo de nave espacial tripulada. Além disso, a China tem seu próprio programa Lunar que bate de frente com o Artemis da NASA. 

O projeto se chama Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) é uma parceria da Rússia e da China e pretende lançar uma base lunar. A base será estabelecida no polo sul da Lua. O projeto consiste em três fases: reconhecimento, construção e utilização. A primeira delas já começou em 2019 com a missão robótica Chang 4 da China. A previsão é que a base esteja pronta para receber missões até 2036.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.