Chefe da NASA revela as ambições da agência para 2023

Entre os destaques da agência para este ano, está o retorno da missão OSIRIS-REx e o primeiro voo tripulado da nave Starliner
Flavia Correia05/01/2023 14h42, atualizada em 05/01/2023 14h44
Bill-Nelson-NASA
Bill Nelson (Imagem: NASA)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

“Em 2022, fizemos história. Em 2023, estamos nos preparando para o nosso futuro, explorando os segredos do universo. Tudo para o benefício da humanidade”, diz a legenda de um vídeo institucional divulgado esta semana pela NASA no YouTube, que mostra o que a agência espera deste ano.

Vídeo institucional da NASA divulga os planos para 2023

Segundo Bill Nelson, administrador da entidade, “22 entrará para os livros de história como um dos mais realizados em toda a história das missões da NASA”. Ele acrescenta que o ano passado deu início a uma “era de ouro da exploração espacial”.

No vídeo, o gestor destaca o próximo satélite climático TEMPO (abreviação de Tropospheric Emissions: Monitoring Pollution, que significa “Emissões troposféricas: Monitoramento da poluição”), e menciona “desenvolvimentos aeronáuticos que mudam o jogo” em sua narração sobre cenas contendo o jato supersônico X-59 e o protótipo de avião totalmente elétrico X-57. 

Quando surge na tela a imagem do atual grupo de seleção de astronautas, Nelson informa que 2023 será o ano em que a tripulação da missão Artemis 2 será escolhida.

Leia mais:

Outros destaques da NASA para 2023

Consta no material de divulgação que o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, está programado para abril, o que adiciona uma segunda opção dos EUA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). 

A OSIRIS-REx, missão de coleta de amostras do asteroide Bennu, está programada para retornar à Terra em setembro. No mês seguinte, deve ser lançada outra missão de asteroide, a PSYCHE, que foi projetada para estudar a rocha espacial metálica 16 Psique, possivelmente um remanescente de um núcleo protoplanetário.

O vídeo também destaca as próximas missões lunares robóticas, as missões de tripulação e carga em andamento para a ISS, a ciência que acontecerá a bordo da estação, os prêmios de contrato para serviços de veículos lunares e outro sistema de aterrissagem humana para as missões Artemis, além dos protótipos de trajes espaciais do programa.

Nelson termina o vídeo com uma citação de Carl Sagan. “A exploração está na nossa natureza. Começamos como andarilhos e ainda somos errantes. Permanecemos tempo suficiente nas margens do oceano cósmico. Estamos finalmente prontos para zarpar para as estrelas”.

Ao que tudo indica, 2023 será um ótimo ano para as missões espaciais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.