2023 mal começou, e a SpaceX já planeja um novo lançamento do Falcon Heavy, o maior e mais poderoso foguete comercial do mundo. Assim como nos últimos dois voos, o principal cliente por trás desta missão são os militares dos EUA.

Chamada USSF-67, esta será a quinta missão na contagem geral do veículo, contratado pela Força Espacial dos EUA para conduzir e implantar dois satélites na órbita geoestacionária da Terra, a cerca de 35,4 mil km acima da superfície.

publicidade
Todos os sinais indicam que a missão USSF-67 provavelmente será quase idêntica à USSF-44. Imagem: SpaceX

Assim como na missão anterior (USSF-44), o foguete desta vez também transportará uma espaçonave Propulsiva de Longa Duração EELV (LPDE), da Aerojet Rocketdyne, como carga útil principal. A bordo do LPDE, serão instalados diversos experimentos, instrumentos e satélites menores para ser colocados em órbita.

Leia mais:

publicidade

A missão representará o segundo lançamento do Falcon Heavy desde junho de 2019, e, se acontecer na data prevista, a próxima quinta-feira (12), vai decolar 72 dias após o último voo (que foi em novembro do ano passado). O cronograma lembra o de 2019, quando a SpaceX lançou seu segundo e terceiro foguetes Falcon Heavy com 75 dias de intervalo.

Para a missão USSF-67, serão reutilizados ambos os propulsores laterais do voo USSF-44, comprovando a capacidade de reutilizar os componentes da espaçonave.

publicidade

Há cinco foguetes desse modelo provisoriamente programados para serem lançados este ano, e quatro desses cinco exemplares do Falcon Heavy têm o lançamento programado para acontecer no primeiro semestre.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!