O estudo do espaço tem evoluído muito com o passar dos anos. Na antiguidade, a astronomia podia ser definida como a atividade de somente observar as estrelas para classificar constelações a olho nu. Hoje em dia, porém, com o avanço da tecnologia, a humanidade consegue descobrir e estudar corpos celestes tanto no sistema solar quanto em galáxias muito distantes.

Apesar da evolução a astronomia, cientistas ainda têm dificuldade em entender o universo e o papel da humanidade nele. Quanto mais mistérios são descobertos, mais complexas se tornam as análises sobre a vida fora da Terra. Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica o que é astronomia e como funciona o estudo do espaço.

publicidade

Leia também:

O que é astronomia?

Astronomia é o estudo do universo que existe além da atmosfera da Terra. Isso inclui objetos que podem ser vistos a olho nu, como o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas. Também inclui corpos celestes que só podem ser observados com telescópios ou outros instrumentos, como galáxias distantes e pequenas partículas. E ainda inclui perguntas sobre coisas que não podemos ver, como matéria escura e energia escura.

publicidade

A astronomia é uma das ciências mais antigas da história. As primeiras culturas, como os babilônios, realizavam observações metódicas do céu noturno. Já artefatos astronômicos, como o Stonehenge, existem desde os tempos antigos.

No entanto, a invenção do telescópio foi necessária para que a astronomia pudesse se transformar em uma ciência moderna. Historicamente, a astronomia incluiu disciplinas diversas como astrometria, navegação celeste, astronomia observacional, confecção de calendários e até astrologia, mas a astronomia profissional hoje em dia é considerada um sinônimo de astrofísica.

publicidade
Imagem: Mimma Key – Shutterstock

Os campos da astronomia

Durante o século XX, o campo da astronomia profissional se dividiu em ramos observacionais e teóricos. A astronomia observacional foca na aquisição de dados a partir de observações de objetos celestes, sendo então analisados usando princípios básicos da física. Enquanto isso, a astronomia teórica é orientada para o desenvolvimento de modelos computacionais ou analíticos para descrever objetos e fenômenos astronômicos.

Os dois campos se complementam, com a astronomia teórica buscando explicar os resultados observacionais e as observações sendo usadas para confirmar os resultados teóricos. No entanto, dentro dessas duas grandes categorias, a astronomia moderna conta com muitos subconjuntos, da astrometria à geoplanetologia, que ajudam a explicar as muitas coisas que os astrônomos fazem. Confira, a seguir, os diferentes campos da astronomia:

publicidade
  • Astrometria: este antigo ramo da astronomia envolve cálculos precisos dos movimentos do Sol, da Lua e dos planetas. Também inclui previsões de eclipses solares e lunares e chuvas de meteoros. Há ainda a geoplanetologia, um campo relativamente novo que foca na descoberta e caracterização de planetas fora do sistema solar;
  • Astronomia planetária: como surgiu o sistema solar? Esta é a questão central que permeia a astronomia planetária, que se concentra na formação, evolução e morte de planetas, luas e outros objetos do sistema solar, incluindo também a geologia planetária;
  • Astrofísica: os astrofísicos aplicam as leis e teorias da física às observações astronômicas. É uma tentativa de entender o mecanismo por trás de como o universo foi criado e como ele evoluiu e irá evoluir;
  • Astroquímica: os astroquímicos estudam a composição e as reações de átomos, moléculas e íons no espaço;
  • Astrobiologia: este campo emergente e, por enquanto, amplamente teórico da astronomia é o estudo da vida fora da Terra;
  • Astronomia estelar: estudo do ciclo de vida e estrutura do sol e das estrelas, a astronomia estelar diz respeito à classificação de estrelas e populações de estrelas;
  • Astronomia galáctica: os astrônomos galácticos estudam nossa galáxia — a Via-Láctea — enquanto os astrônomos extragalácticos observam fora dela para determinar como esses grupos de estrelas se formam, mudam e morrem;
  • Cosmologia: embora às vezes seja usado para significar astronomia, estritamente falando, a cosmologia refere-se à ciência da origem e natureza do universo. O conceito chave da cosmologia é a Teoria do Big Bang, a explicação mais amplamente aceita de como o universo começou. A cosmologia também inclui assuntos puramente teóricos, incluindo teoria das cordas, matéria escura e energia escura, e a noção de múltiplos universos.

As diferenças entre astronomia e astrologia

Configuração dos astros no céu no momento da ascensão da dupla Lua e Saturno, posicionados na constelação de Capricórnio. Imagem: Stellarium

A astronomia e a astrologia surgiram a partir das mesmas raízes. As civilizações antigas e os primeiros membros de tribos acreditavam que o céu tinha poder sobre suas vidas e que, ao observar os movimentos dos corpos celestes, era possível aprender sobre o futuro.

A estreita ligação entre as duas disciplinas sobreviveu por milênios. Durante o período renascentista, os astrônomos eram frequentemente contratados como conselheiros pessoais dos monarcas para assessorá-los em decisões baseadas nas posições das estrelas e dos planetas. Entretanto, à medida que o método científico ganhou força nos séculos seguintes, a astronomia e a astrologia se distanciaram.

Enquanto a astronomia se tornou o domínio de observações focadas em dados e previsões verificáveis baseadas em tecnologia, a astrologia foi reduzida ao reino da superstição. No segundo caso, astrólogos usam gráficos estelares para realizar previsões do futuro e prever o caminho da vida de uma pessoa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!