Um meteorito vindo de Marte caiu no Marrocos a 11 anos atrás e contém diversas amostras de compostos biológicos. Esses compostos podem ajudar os cientistas a descobrir se já existiu vida em Marte e sobre a história geológica da própria Terra.

Marte e a Terra compartilham muitos aspectos de sua evolução e, embora a vida tenha surgido e prosperado em nosso planeta natal, a questão de saber se ela existiu em Marte é um tópico de pesquisa muito quente que requer um conhecimento mais profundo da água, moléculas orgânicas, e superfícies reativas

Philippe Schmitt-Kopplin, da Universidade Técnica de Munique e Helmholtz Zentrum de Munique, na Alemanha, em comunicado

O meteorito recebeu o nome de Tissint, em homenagem à cidade onde foi encontrado. O pedaço de rocha marciana provavelmente se formou há milhões de anos atrás e veio parar na Terra, depois de ser “expulsa” do planeta por um evento explosivo muito violento.

Meteorito marciano Tissint encontrado no Marrocos em 2011. (Crédito da imagem: Ludovic Ferriere/Museu de História Natural de Viena)

Química orgânica abiótica

No entanto, a presença de compostos orgânicos no meteorito não é obrigatoriamente comprovação da existência de vida em Marte. Composto orgânicos são moléculas grandes formadas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre.

Mesmo que geralmente eles sejam formados por reações relacionadas à existência de vida, eles podem formar-se de outras formas. Compostos orgânicos formados a partir de processos não biológicos, são conhecidos como “química orgânica abiótica”, e podem surgir por diferentes reações.

Em uma pesquisa publicada na revista Science Advances no dia 11 de janeiro, pesquisadores analisaram a composição do meteorito. Estudando a rocha, eles construíram o maior catálogo de compostos orgânicos marcianos a partir de um meteorito ou de coletas de um rover.

Os pesquisadores descobriram que a diversidade de moléculas orgânicas está ligada à mineralogia do meteorito. Essa descoberta revelou detalhes dos processos que acontecem nas camadas profundas de Marte, sob o manto e a crosta, e como eles podem gerar compostos orgânicos abióticos a partir de interações entre o meteorito e a água.

Compostos orgânicos de magnésio

No meteorito também foram descobertos compostos orgânicos de magnésio, que ainda não haviam sido observados em amostras marcianas. Os compostos podem ajudar os cientistas a entender o processo geoquímico de alta pressão e temperatura que ocorre no interior de Marte. Além de contribuir na compreensão dos ciclos de carbono e formação mineral que acontecem no planeta.

Agora a equipe vai esperar as amostras vinda de Marte coletadas pela missão que estão atuando no planeta, como a Mars Sample Return, para fornecer dados geológicos de Marte. Esses dados podem dar mais informações sobre como os compostos orgânicos se formam no planeta.