Marte é um grande enigma para a humanidade e atrai a curiosidade de cientistas há muito tempo. Desde a época da chamada Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética, Rússia, China e Índia tentaram enviar diversas missões a Marte desde a década de 1960. Ao todo, foram 48 tentativas até o momento, sendo 20 bem sucedidas e 28 que falharam parcial ou integralmente em seus objetivos.

Leia mais:

publicidade

Ao todo, sete países já tentaram enviar missões a Marte, com Estados Unidos e a antiga União Soviética (URSS) puxando a fila. China, Japão, Índia, Rússia, Emirados Árabes e um consórcio de países da União Europeia também já tiveram suas tentativas. Mas para resumir a exploração de Marte pelos humanos, o Olhar Digital preparou uma lista com as cinco maiores missões enviadas a Marte, confira.

Tianwen-1

Ilustração do rover chinês Zhurong em Marte
Lançada em julho de 2020, enviando um satélite e um rover (Zhurong, na foto) para Marte, Tianwen-1 foi a primeira missão interplanetária independente da China. Imagem: CNSA

Esta é a única das missões a Marte da lista que não foi enviada ou capitaneada pelos Estados Unidos. A Tianwen-1 é uma missão chinesa que foi enviada ao Planeta Vermelho em julho de 2020 e entrou em sua órbita em fevereiro de 2021, após estudar locais para aterrissagem durante três meses, a sonda pousou em Marte em maio de 2021.

publicidade

Mars Exploration Rover A

Spirit
Rover lançado em julho de 2003 manteve contato com a Terra durante seis anos. Missão foi encerrada cerca de oito anos depois de seu lançamento. Imagem: Nasa

Também conhecida como Spirit, a missão da Nasa foi lançada em julho de 2003. O Spirit foi o primeiro de dois rovers idênticos enviados no contexto da missão. A chegada ao Planeta Vermelho se deu em janeiro de 2004. Ao todo, a missão teve pouco mais de seis anos de duração, com o último contato do rover com a Terra acontecendo em março de 2010 e a missão foi encerrada oficialmente em maio de 2011.

Mars Exploration Rover B

Rover Opportunity foi enviado em uma das missões a marte
Os rovers Opportunity e Spirit são idênticos. Porém, exploraram partes diferentes de Marte e tiveram tempos de vida também diferentes. Imagem: Heather Monaghan/Nasa

O segundo dos Mars Exploration Rovers, também chamado de Opportunity, o segundo veículo também foi enviado em julho de 2003 e chegou a Marte em janeiro de 2004. A missão percorreu mais de 45 quilômetros em solo marciano e se comunicou com a Terra por mais de 14 anos, sendo encerrada justamente por falta de comunicação com a Nasa em 2018.

publicidade

Mars Science Laboratory

Rover Curiosity
Rover completou 10 anos em solo marciano em agosto de 2022. Imagem: Nasa/Divulgação

Lançada em novembro de 2011 da base da Nasa em Cabo Canaveral, na Flórida, essa é mais uma das missões a Marte que carregou um rover de reconhecimento, neste caso, o Curiosity. Em agosto de 2022, a missão completou 10 anos em solo marciano e ainda traz importantes contribuições científicas para conhecermos melhor o planeta que pode ou não abrigar humanos no futuro.

Perseverance

Perseverance e ingenuity são robôs enviados pela Nasa
Perseverance e seu parceiro Ingenuity fazem parte da maior e mais cara das missões já enviadas a Marte. Imagem: joshimerbin/Shutterstock

A Perseverance, ou Percy, para os íntimos, é a maior e mais recente das missões enviadas a Marte pela Nasa. Desenvolvido sob a mesma base do Curiosity, mas bem mais tecnológico, o rover foi lançado em julho de 2020 e aterrissou no Planeta Vermelho em fevereiro de 2021. O veículo carrega consigo um pequeno helicóptero, que foi chamado de Ingenuity.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!