O funcionário de uma construtora no Rio Grande do Sul foi demitido por justa causa após seus superiores lerem mensagens em seu WhatsApp. No entanto, a prática foi considerada ilegal e a empresa terá que indenizar o ex-funcionário em R$ 3 mil. 

A decisão foi da Justiça do Trabalho de São Leopoldo, que considerou a prática uma violação direta da Lei Geral de Proteção de Dados. As mensagens analisadas foram enviadas fora do horário de trabalho e do celular particular do trabalhador. 

Leia também!

A direção da empresa alegou que acessou as mensagens a partir de um celular corporativo de outro funcionário e atestou que o conteúdo trazia apologia às drogas, além da sugestão para que outros colegas de trabalho entregassem atestados falsos para faltar. 

publicidade

A juíza Fernanda Guedes Pinto Cranston Woodhead constatou que as alegações são inverídicas e decidiu pela indenização de R$ 3 mil por danos morais, mas a empresa pode recorrer da decisão no no Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

A magistrada também retirou a demissão por justa causa, ou seja, o ex-funcionário terá direito a receber todos os direitos trabalhistas concedidos após uma demissão.

Imagem: Shutterstock

WhatsApp vai lançar um atalho para bloquear contatos desconhecidos

Bloquear contatos indesejados no WhatsApp poderá ficar mais fácil futuramente. O mensageiro está desenvolvendo uma opção em que será possível realizar a ação diretamente nas notificações do aplicativo.

Como os usuários poderão bloquear contatos no WhatsApp?

  • Funcionalidade: os usuários terão a possibilidade de bloquear contatos desconhecidos por meio das notificações que são enviadas pelo app
  • Compatibilidade: o recurso ainda está em desenvolvimento pelo WhatsApp e deve ser lançado primeiramente para os testadores da versão beta
  • Prévia: na imagem publicada pelo WABetaInfo, é possível ver as opções de responder, bloquear ou silenciar o contato na notificação

Clique aqui para saber mais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!