Sabemos que a Samsung e a Apple competem entre si para ver qual fabricante domina o mercado global de smartphones. Segundo os dados mais recentes coletados pela empresa de análise Canalys, referentes ao ano de 2022, as outras três empresas que competem com as líderes do setor estão ficando para trás. A Xiaomi, Oppo e Vivo (marca chinesa) registraram quedas na venda global de celulares no ano passado.

Em um cenário no qual todo o mercado de smartphones sofreu uma redução de 11% em 2022, a Apple e a Samsung aumentaram sua dominância no setor e mantiveram suas vendas. Em contrapartida, a Xiaomi, Oppo e Vivo perderam pontos percentuais.

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No ano passado, a Samsung foi líder, responsável por 22% das vendas globais de celulares, percentual que em 2021 era de 20%. Já a Apple aumentou sua dominância de 17% para 19%. Seus concorrentes, por outro lado, perderam espaço. A Xiaomi passou de 14% para 13%, enquanto a Oppo e Vivo caíram para 9% das vendas globais, cada uma.

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Seria fácil supor que as duas gigantes na liderança tivessem vencido as demais empresas em tudo, mas a situação é mais complicada do que isso. Em 2022, as remessas de smartphones caíram drasticamente em 11%, para menos de 1,2 bilhão.

Dominância de mercado das principais fabricantes de smartphones no quarto trimestre de 2022
Dominância de mercado das principais fabricantes de smartphones no quarto trimestre de 2022 (Imagem: Reprodução/Canalys)

No quarto trimestre, mais especificamente logo após o anúncio da nova geração de iPhones 14, a Apple obteve 25% de participação de mercado. Trata-se de um verdadeiro sucesso, especialmente em comparação aos mesmos trimestres de 2020 e 2021, quando a fabricante registrava 23% de dominância do setor. Vale destacar que o fim de ano é o grande momento da Apple, que é quando a marca geralmente lança seus novos smartphones.

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No quarto trimestre, a Samsung aumentou de 19 para 20%, continuando sua trajetória ascendente, assim como a Oppo, que chegou ao quarto lugar e melhorou de 9 para 10%. A Vivo continuou com 8% das vendas, enquanto a Xiaomi manteve por pouco o terceiro lugar com 11%.

“Em uma situação macroeconômica difícil durante 2022, os fornecedores de smartphones tiveram dificuldades. O quarto trimestre representa os piores resultados anuais e trimestrais em dez anos”, disse Runar Bjrhovde, analista da Canalys. Segundo a empresa, 2023 será igualmente desafiador para as fabricantes de smartphones.

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Apple e Samsung prosperam em meio a mercado em queda

Apple
Imagem: Arsenie Krasnevsky/Shutterstock

O mercado de smartphones como um todo está em dificuldades. Vivo, Xiaomi e Oppo experimentam quedas acentuadas, mas Samsung e Apple mantêm suas vendas apesar da crise. Dito isso, não estamos dizendo que as líderes de mercado cresceram em vendas, mas mantiveram seus números mesmo em um cenário de dificuldade.

O mercado de smartphones tropeçou um pouco em 2022, caindo 11%. Pelo menos é o que afirma a empresa de pesquisa Canalys, ao rastrear as remessas de smartphones dos fabricantes, um indicador confiável do volume de vendas global. Eles afirmam que 1,2 bilhão de telefones foram vendidos globalmente.

“Os fornecedores abordarão 2023 com cautela, priorizando a lucratividade e protegendo a participação de mercado”, disse Le Xuan Chiew, analista de pesquisa da Canalys. “Os fornecedores estão cortando custos para se adequar à nova realidade do mercado. Construir parcerias fortes será importante para proteger as participações de mercado, pois as difíceis condições de mercado para parceiros e fornecedores podem facilmente levar a negociações extenuantes”.

As estimativas de vendas divulgadas pela Canalys são:

  1. Samsung: cerca de 264 milhões (22%);
  2. Apple: cerca de 228 milhões (19%);
  3. Xiaomi: cerca de 156 milhões (13%);
  4. Oppo: cerca de 108 milhões (9%).
  5. Vivo: cerca de 108 milhões (9%).

Quando comparado a 2021, pelo mesmo levantamento da Canalys, 1,35 bilhão de smartphones foram vendidos:

  1. Samsung: cerca de 274,5 milhões (20%);
  2. Apple: cerca de 230,1 milhões (17%);
  3. Xiaomi: cerca de 191,2 milhões (14%);
  4. Oppo: cerca de 145,1 milhões (11%);
  5. Vivo: aproximadamente 129,9 milhões (10%).

“Embora as pressões inflacionárias diminuam gradualmente, os efeitos dos aumentos das taxas de juros, desacelerações econômicas e um mercado de trabalho cada vez mais difícil limitarão o potencial do mercado”, acrescentou Chiew.

De maneira geral, podemos concluir que as marcas chinesas enfrentam um desafio muito maior que a Apple e Samsung para vender seus dispositivos. Pelas estimativas da Canalys, este ano de 2023 não deverá facilitar as coisas para todo o setor de smartphones.

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