A Microsoft admitiu que um bug nos Windows 10 e 11 está impedindo o menu Iniciar de funcionar e alguns aplicativos sequer iniciam. O problema foi detectado apenas em SOs cliente, incluindo o Windows 10 20H2, 21H2 e 22H2, além do Windows 11 versão 22H2.

“O menu Iniciar, o Windows Search e apps da Plataforma Universal do Windows (UWP) talvez não funcionem como esperado ou talvez apresentem problemas para abrirem”, a gigante do Vale do Silício disse.

publicidade

Leia mais:

“Os dispositivos Windows afetados podem ter chaves de registro ou dados danificados que podem afetar aplicativos que usam APIs do Microsoft Office para integração com Windows, Microsoft Office ou Microsoft Outlook ou calendário do Outlook.”

publicidade

Nesta quinta-feira (26), a Microsoft disse que o problema subjacente por trás desses bugs contínuos no menu Iniciar e na abertura de aplicativos não é acionado por atualização do Windows, mas “pode ​​ser exposto por uma atualização de um aplicativo afetado”.

Por ora, “gambiarra”

A empresa disse que a equipe do Windows está investigando esse problema e fornecerá aos clientes afetados mais informações em atualização na entrada do painel de saúde do Windows.

publicidade

Até que uma correção esteja disponível, a empresa compartilhou uma correção temporária que permitirá contornar o problema.

“Para atenuar esse problema, você pode desinstalar aplicativos que se integram ao Windows, Microsoft Office, Microsoft Outlook ou calendário do Outlook”, disse a companhia. “Atualizações para aplicativos afetados ou orientação do desenvolvedor do aplicativo também podem estar disponíveis.”

publicidade

Os usuários de aplicativos que usam APIs do Office em um computador onde o Office foi instalado por meio do Office ClickToRun também são aconselhados a usar uma solução alternativa disponível nesta página de suporte para corrigir o problema se ele ocorrer.

Como prevenir o bug do menu Iniciar

Para evitar que o problema ocorra novamente, os usuários com o problema devem remover os aplicativos afetados da inicialização ou configurá-los para iniciar sob demanda.

A informação liberada pela Microsoft vem após relatos de administradores do Windows de que os usuários têm problemas para ver o menu Iniciar ao clicar, não conseguem iniciar aplicativos UWP e nem usar o recurso de pesquisa do Windows.

Embora a dona do Windows não tenha mencionado isso, outros relatórios também mencionam problemas ao fazer login no Azure Active Directory (Azure AD) para ativar os aplicativos do Office 365.

Com informações de BleepingComputer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!