No dia 18 de janeiro um incrível redemoinho luminoso apareceu no céu noturno do Havaí. O espetáculo que parecia-se com uma galáxia espiral, na verdade, segundo pesquisadores, está ligado ao lançamento de um foguete da SpaceX.

As imagens da espiral foram capturadas em vídeo pelo Subaru-Asahi Star Camera, anexada ao Telescópio Subaru que está localizado no topo do vulcão adormecido Mauna Kea, na Ilha Grande do Havaí. A câmera pertence ao Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e pertence à agência de notícias japonesa Asahi Shimbun.

No vídeo acelerado, uma bola brilhante aparece no meio do vídeo e começa a se encaminhar para o canto esquerdo. Depois um redemoinho azul brilhante surge por alguns minutos e vai se desenrolando até desaparecer do nada.

Leia mais:

publicidade

O que causou a espiral

Apesar de impressionante e misterioso, a espiral tem uma explicação. Se trata do combustível congelado de um foguete lançado pela SpaceX enquanto levava um satélite para a órbita terrestre.

O foguete é um Falcon 9 que foi lançado da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Ele levava um satélite de GPS da Força Espacial dos Estados Unidos, segundo o site Space.com.

Após 3 minutos de lançamento, o primeiro estágio do foguete se separou da carga que ele levava. Esse estágio é o responsável pela propulsão na decolagem. Após isso, ele voltou para Terra, e o segundo estágio se posicionou para liberar o satélite no ponto que vai ficar orbitando.

Depois de posicionar o satélite e antes de voltar para a Terra, o estágio de carga liberou todo combustível restante. Isso acarretou na sua rotação antes de sair da órbita e cair no Oceano pacifico. Enquanto liberava o combustível e girava, um espiral de cristais de combustível congelado se formou, iluminado pelo Sol.

No entanto, essa não é a primeira vez que foguetes causam espetáculos no céu:

  • Abril de 2022, um lançamento de outro Falcon 9 da SpaceX, causou uma espiral cintilante ao lançar um satélite espião, capturada também pela Subaru-Asahi Star Camera
  • Março de 2022, combustível congelado ejetado de um foguete chines, causou uma grande esfera giratória que pode ser vista do Alaka junto com uma aurora boreal.
(Credito: The Aurora Chasers/Ronn Murray/Marketa Murray)
  • Outubro de 2017, combustível congelado ejetado em testes de foguetes militares russos, causou uma esfera azul brilhante vista da Sibéria.
(Credito: Alexey Yakovlev/The Siberian Times/Twitter)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!