O TikTok já foi banido em 19 estados norte-americanos e atualmente também tem seu acesso restrito em vários campus de universidades. Além disso, uma lei criada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, no final de 2022, proíbe milhões de funcionários federais de usar a plataforma de vídeos em agências do Estado. Mas, isso não parece ser uma preocupação os seus anunciantes.
O principal temor do país é que a plataforma colete dados ilegalmente de seus usuários e envie-os para sua empresa-mãe, ByteDance, uma empresa chinesa. “É hora de banir o TikTok, controlado por Beijing (Pequim), para sempre”, disse o senador republicano Marco Rubio em um comunicado no mês passado.
Leia mais:
- TikTok recebe multa de 5 milhões de euros por cookies
- Andrew Tate é preso por tráfico humano e outros crimes
- TikTok é usado para burlar censura no Irã
Porém, outros países além dos Estados Unidos estão enfrentando dificuldades com a rede social. A empresa foi totalmente banida na Índia, após afirmar que dados de jornalistas foram coletados por, segundo eles, funcionários desonestos que já foram demitidos.
Segundo o site de notícias Vox: “aparentemente, todas as grandes empresas de tecnologia estão enfrentando níveis sem precedentes de escrutínio, mas o TikTok enfrenta uma oposição que seus pares não enfrentam”.

Anúncios no TikTok
Apesar desses acontecimentos, as empresas de marketing não param de investir na plataforma, mesmo que haja o receio de que este dinheiro esteja financiando tensões entre os Estados Unidos e a China. Mesmo com uma queda com o gasto de publicidade digital, vários profissionais relataram o aumento de verba nas campanhas do TikTok.
Um relatório recente da empresa de pesquisa de mercado Cowen entrevistou 50 anunciantes nos EUA e descobriu que, apesar de estarem mais cautelosos em relação a gastos com anúncios, há uma tendência de investir em publicidade no TikTok, com 60% afirmando que a plataforma é seu veículo preferido para campanhas, segundo o Fast Company Brasil.
O Standard Media Index relatou que, em novembro a ByteDance teve um aumento nos gastos de grandes agências em mídias sociais saltou 11%. Já para as agências individuais, parece que o aumento foi ainda maior. Uma delas revelou à Digiday que cerca de 25% dos gastos com mídia social de seus clientes são direcionados à plataforma, um aumento de 50% em relação ao ano passado.
Imagem: Mykolastock (Shutterstock)
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!